Conquista

Alunos são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica

Foram conquistadas uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze

Publicada em 02/11/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Mais um excelente resultado alcançado por alunos do Campus Parnamirim/IFRN: três alunos foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O aluno Moisés da Rocha Alves, conquistou a medalha de ouro e Narciso Nunes de Queiroz Neto conquistou o bronze, ambos são alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica, tendo como orientador o professor João Maria Nascimento. E o aluno Igor Ferreira Barbosa, do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica, foi medalhista de prata, tendo como orientador o professor Victor Pimentel.

A OBR acontece desde 2006. Segundo os organizadores, a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente, de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades (Modalidade Teórica e Prática) que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gerencia a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

A Modalidade Teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno, e os alunos do Campus Parnamirim/IFRN participaram no Nível 5, destinado aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio ou técnico, com idade máxima de 19 anos.

Para o professor Victor Pimentel, “a premiação recebida por nossos alunos - neste evento científico-tecnológico de âmbito nacional - se apresenta como uma forma de reconhecimento pelo mérito em destacarem-se com alto nível de desempenho dentre milhares de participantes. Além disso, reflete o esforço e dedicação de nossa instituição em contribuir com a promoção das carreiras científico-tecnológicas no Brasil e com a formação de recursos humanos nesta área estratégica para o desenvolvimento do país”.

Essa matéria contém informações extraídas do sítio da Olimpíada Brasileira de Robótica.

extensao