FORMANDOS

Alunos recebem diploma de conclusão de curso do PRONATEC

A cerimônia contou com a presença de mais de 400 alunos de diversas instituições

Publicada em 31/03/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na manhã desta segunda-feira (31), mais de quatrocentos alunos de diversas instituições, se reuniram no ginásio do Campus Central do IFRN, para juntos receberem o diploma de conclusão do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A solenidade contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Aléssio Trindade de Barros, na oportunidade, representando o ministro da Educação, Henrique Paim; com a deputada federal Fátima Bezerra; com o reitor em exercício do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa; o vice-presidente da Fecomércio no RN, Luiz Antônio Beserra Lacerda; o diretor regional do Senai, Afonso Dantas; o diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, da UFRN, Júlio César de Andrade Neto; o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo Costa Sobrinho, além de demais gestores, professores e alunos das instituições ofertantes.

A cerimônia teve início com a apresentação de Marciano Medeiros, que declamou um cordel que representava a luta do povo nordestino em busca de melhorias, e em como o estudo alcança sucesso quando o povo luta com perseverança,  por fim, bradou o quanto “Serra de São Bento tem orgulho do Pronatec”. Em seguida, a professora Ângela Maria Bezerra do Nascimento, da UFRN, cantou o Hino Nacional à capela. O juramento da turma foi pronunciado pelo estudante Eugen Gleison Fontenelle, formando do curso de operador de supermercados do Senac. A aluna Joyce Aparecida , de 19 anos, formanda do curso técnico em análises clínicas da UFRN, agradeceu em seu discurso de oradora aos professores pelos ensinamentos e paciência, segundo ela, "estamos alcançando vitórias, e por isso hoje estamos aqui recebendo nosso certificado. Obrigado PRONATEC!". Joyce frisou que o Pronatec possibilita a realização de sonhos, seja através da preparação para o aluno abrir seu próprio negócio, seja para conseguir o primeiro emprego.

Em seus discursos, as autoridades presentes destacaram a importância do investimento do Governo Federal na educação profissional e tecnológica, através da expansão dos Institutos Federais, da oferta crescente de cursos do Pronatec e de outras ações, como o fortalecimento do ENEM.

O reitor em exercício do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa deu as boas vindas aos alunos e leu as palavras do reitor Belchior Oliveira destacando o crescimento em todo o Estado, que passará a ter 21 campis, depois de entregue o da cidade de Lajes e Parelhas. São 176 mil matrículas, com um investimento de cerca de 200 milhões de reais.  A deputada federal Fátima Bezerra lembrou que, no Brasil, o Programa está chegando à marca de seis milhões e meio de matrículas .” Hoje faz 50 anos do golpe militar e suas consequências, pessoas que lutaram e resistiram, que fizeram do nosso país um país democrático, cuja presidenta foi torturada,mas hoje nos representa, e é por ela e outros guerreiros que temos o PRONATEC” destacou a deputada.

A aluna do Campus Parnamirim, Georgina Ribeiro de 60 anos, estudante da turma de secretariado escolar falou da importância de voltar aos estudos. “A experiência do PRONATEC pra mim foi maravilhosa, estava afastada da escola há 35 anos, fiz novos amigos, aprendi muito. Não devemos ficar na mesmice, fiz 60 anos e não quero ficar parada. O Pronatec é uma porta que se abre não só para os jovens, muita gente tem curso superior, mas não é qualificado”. A aluna Jane Kelly, aproveitou o momento e também quis deixar registrado o apoio do Campus Parnamirim. “ Estudar no IFRN Parnamirim foi muito bom, organização exce4lente, professores de altíssima qualidade, um destaque para a professora Xênia Brandão e  para o professor Fabiano de informática. Só tenho a agradecer por todos que fizeram parte do processo”.

Através de um vídeo, a presidenta Dilma Rousseff fez um pronunciamento e enviou uma mensagem de esperança aos formandos. Ela destacou o papel do Pronatec para a geração de mais empregos e oportunidades: "o caminho para o desenvolvimento é a educação e o emprego. Por isso o Pronatec é tão importante", declarou a presidenta.

extensao
pesquisa