Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Pesquisadores do Campus apresentam artigo científico no Computer on The Beach 2021

Evento aconteceu de forma remota e visa unir acadêmicos e pesquisadores da área de computação

Publicada em 15/04/2021 Atualizada há 1 ano

O professor Fábio Procópio e os alunos Emanuel Lázaro, Alexya Santana e Rafaela Marques apresentaram artigo científico na última edição do Computer on The Beach, evento de computação, organizado pela Universidade do Vale do Itajaí, que aconteceu entre os dias 07 a 09 de abril deste ano. Nesta edição, a 12ª, o evento aconteceu de maneira remota em função da pandemia de Covid-19. Mas, isso não desanimou os pesquisadores que apresentaram o artigo, Metaheurística Inspirada no comportamento do corvo com multiestratégias de aprendizagem baseada em oposição, fruto do projeto de pesquisa desenvolvido no campus cujo título é:  Um estudo do algoritmo inspirado no comportamento inteligente do pássaro corvo.

Este projeto tem como objetivo investigar o Crow Search Algorithm (CSA) para identificar suas fragilidades no que diz respeito ao processo de exploração do espaço de busca com o propósito de, em um novo projeto, estudar estratégias que possam ser utilizadas para minimizar as deficiências do algoritmo. Para os alunos que nunca haviam participado de um projeto de pesquisa antes, a experiência foi importantíssima na decisão de tornar-se pesquisadores e propor soluções para a sociedade encontradas através de suas pesquisas.

Os alunos, todos do curso técnico integrado de Informática, relatam que no início do processo ficaram um pouco desanimados com os resultados até então alcançados. Mas, à medida com que a pesquisa foi se desenvolvendo, eles foram encontrando satisfação no projeto e o resultando foram benefícios e conhecimentos pessoais e acadêmicos.

Assista o vídeo de apresentação do projeto aqui

Mais informações sobre o evento:

Computer on the Beach

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas