XADREZ

Alunos do Câmpus Parnamirim participaram de palestra com Mestre Internacional de xadrez

O MI Gerardo Lebredo enfrentou 27 enxadristas ao mesmo tempo no IFRN-JC

Publicada em 06/09/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Gerardo Lebredo joga contra 27 enxadristas

Os alunos do Câmpus Parnamirim e o Professor Irapuan Medeiros participaram nesta quarta-feira (04) do projeto “Xadrez na Região do Mato Grande” do IFRN- Câmpus João Câmara. O evento contou com a participação do Mestre Internacional (MI) de Xadrez cubano, Gerardo Lebredo, título  concedido pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez).
Inicialmente, o MI ministrou uma palestra sobre os três pilares do xadrez (espaço, força e tempo) e logo em seguida, jogou simultaneamente contra 27 adversários, entre eles, os enxadristas dos IFRN de Parnamirim e João Câmara, da Escola Objetivo e alunos do município de Poço Branco, liderados pelo técnico Laércio de Oliveira Andrade, além da participação de dois medalhistas do último JERN’S e 2 técnicos de Xadrez. O tempo máximo gasto pelo cubano para realizar um único lance não chegou há 1 minuto, e 15 minutos depois a primeira partida foi encerrada com vitória do simultanista.

O MI Gerardo Lebredo, conforme esperado, obteve bom desempenho nos confrontos. O saldo final foi de 24 vitórias e 3 derrotas. O aluno Lucas Gualberto, um dos 11 alunos do Câmpus Parnamirim que participaram do evento, e que pratica xadrez há menos de um ano, não foi um dos que venceu o mestre internacional, mas ressalta a importância do evento. “Foi uma oportunidade muito interessante, aprendi novas técnicas e como “cravar peças”, realmente uma boa experiência participar de um evento com um mestre internacional do xadrez”.

Colecionando ótimos resultados em competições, o projeto "Xadrez na região do Mato Grande"  visa desenvolver habilidades cognitivas nos alunos praticantes, bem como a difusão da cultura enxadrística para a região, através de torneios, palestras e cursos.

As próximas atividades previstas para o projeto são a participação na etapa final dos JERN’S e o III Torneio Aberto de João Câmara.