Congresso

Alunos do Campus Parnamirim participam do CONNEPI

A 10ª edição acontece em Rio Branco (AC), coordenada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Publicada em 02/12/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Começou, nesta segunda-feira (30) - e vai até sexta-feira (3) -, a décima edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), em Rio Branco, no Acre. Este evento tem o objetivo de difundir conhecimento, além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção, a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios das instituições federais.

Esta edição está sendo coordenada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC e promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Dentre os vários projetos que estão sendo apresentados está o projeto de pesquisa do Campus Parnamirim/IFRN intitulado “ROBOPUB: DO LIXO AO SABER – uma proposta de pesquisa aplicada na educação pública do município de Parnamirim/RN”. Este projeto integra Ensino e Pesquisa Aplicada, associando conhecimentos de Informática, Mecatrônica e Sociologia. Neste evento, apresentando este projeto, estão os alunos Daniel Patrício e Keillany Martinho, acompanhados pela professora Lúcia Costa.

Segundo os autores do projeto, o objetivo é facilitar e socializar o acesso aos conhecimentos e princípios da robótica para alunos da rede pública de Parnamirim/RN, através da aplicação de um kit de robótica educacional produzido com lixo eletrônico, numa ação educativa interdisciplinar e inovadora.

Para a professora Lúcia Costa, a participação neste evento está sendo uma ótima oportunidade para mostrar o que é produzido no Campus Parnamirim e em outros Campi do IFRN, e muito satisfeita destacou o empenho e a dedicação dos alunos que estão expondo o projeto.

Participa, também, deste evento, a aluna Paloma Santos. Orientada pelo professor Valdemiro Júnior, Paloma elaborou um projeto intitulado “Bengala Eficiente”. A ideia - trabalhada neste projeto - é produzir uma bengala mecânico-eletrônica, de baixo custo, confeccionada com sucatas eletrônicas e canos de PVC. Nela, haverá sensores que indicarão a presença de obstáculos, tanto abaixo quanto acima da cintura do portador. Este projeto foi inscrito e selecionado para participar do concurso Desafio de ideias, inserido neste evento, e que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de ideias de negócios.

pesquisa