Competição

Alunos do Câmpus Parnamirim disputarão vagas para representar o Brasil no IOAA

Letícia Sousa de Oliveira e Mateus Rodrigues de Morais se classificam para a pré-seleção da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Publicada em 30/08/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) é um evento anual em que os alunos do ensino médio de todo o mundo resolvem problemas teóricos, analíticos e observacionais nas áreas de astronomia e astrofísica. Depois da participação dos estudantes na XVI OAB (olimpíada brasileira de astronomia e astrofísica), uma lista  foi divulgada confirmando a participação dos alunos para uma segunda prova, contendo somente conteúdo de astronomia e de um nível um pouco mais alto do que aquele usado na prova da XVI OBA.

Esse processo seletivo se dará em duas fases. A primeira será uma prova objetiva, realizada à distância, no início de outubro de 2013, e a segunda consistirá numa prova presencial no meio do mês de março em 2014. Mais detalhes serão repassados em  breve pela organização do evento. Para a primeira prova foram selecionados cerca de 1000 alunos do ensino médio, entre eles Letícia Sousa de Oliveira e Mateus Rodrigues de Morais, do Câmpus do IFRN Parnamirim. A divulgação do resultado no início dessa semana deixou o estudante de informática bastante surpreso. “Eu já participo da olimpíada brasileira de astronomia há cinco anos, não esperava por esse resultado. A prova da OBA requer muita atenção, porém a minha experiência em anos anteriores e a preparação com a excelente equipe de professores me trouxe melhores resultados”, declara Mateus Rodrigues.

Após esta prova restarão somente 100 alunos para a prova de março de 2014. Ao final de todo o processo de seleção, apenas duas equipe de 5 alunos cada, representarão o Brasil nas olimpíadas internacionais.