Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Retrospectiva

Ações do Campus Parnamirim - 2021*

Unidade expandiu ações de Pesquisa e incentivou o empreendedorismo

Publicada em 14/01/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Lançamento de Editais e construção de novos laboratórios foram algumas das ações na unidade em 2021

Como forma de celebrar o encerramento de um ano tão incomum, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos do Campus Parnamirim fez – junto aos demais setores da unidade – um levantamento entre as centenas de atividades que desenvolveu nos últimos doze meses. Para retomar a divulgação de aulas, reuniões, obras, projetos, premiações, encontros e eventos dos mais variados e mostrar à sociedade as conquistas e o trabalho desenvolvido em 2021 é que foi feita essa retrospectiva.

Fomentando a qualidade do ensino na instituição, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa, a sede de Parnamirim têm se destacado ao longo dos anos devido a implementação de inúmeras ações através das gestões do Campus. Em 2021, servidores e estudantes se mobilizaram durante todo o período para que os projetos e as atividades da instituição fossem realizadas dentro das medidas planejadas em função da pandemia. 

Pesquisa e Inovação

A Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copein) do Campus Parnamirim está alinhada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). Na descrição apresentada em sua página do Portal IFRN, a coordenação informa que tem como objetivo estratégico “promover a pesquisa básica e aplicada entre os estudantes e servidores da Instituição, bem como estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, de forma a estender seus benefícios à comunidade”. Sendo assim, a equipe formada pela coordenadora de Pesquisa e Inovação, Ana Paula Costa, e a assessora de Pesquisa e Inovação, Andrea Pereira da Silva, é responsável pelo planejamento, bem como a realização das ações de pesquisa em todas as áreas educacionais.

A atividade de pesquisa e inovação no IFRN em 2021 se concretizou como um ano eficiente, além de dar continuidade aos projetos vindos de 2020, foram elaboradas pesquisas relacionadas ao Fomento Institucional, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, e cerca de 10 projetos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Teatro Stricto Sensu e Lato Sensu. “Estivemos empenhados neste último ano, e em parceria constante com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), eu diria que foi o ano da capacitação, tivemos suporte imenso nas mais diversas áreas que envolvem nosso trabalho. Principalmente na pós-graduação com a elaboração do projeto do nosso mestrado, encabeçado pelo prof. Gustavo Fontoura. Ele conseguiu mobilizar servidores nessa empreitada, sempre com o suporte da Propi.” salientou Ana Paula Borba.

Empreendedorismo

Em 2021 o grupo Ativos de Empreendedorismo, Inovação e Prática Profissional do Campus Parnamirim realizou reuniões periódicas de planejamento de ações que resultaram no lançamento das três seguintes frentes:

  • PodCast E-Novação

Semanalmente o podcast traz diálogos com educadores do Instituto e convidados, abordando variados temas da tecnologia, empreendedorismo, inovação e carreiras.

  • Hotel de Projetos

O lançamento do Edital Hotel de Projetos visa apoiar no aperfeiçoamento de ideias e projetos empreendedores.

  • Concurso de ideias

Edital convidou os estudantes da unidade a apresentarem propostas e concorrer ao II Concurso de Ideias IFRNParn. 

Vale destacar também o envolvimento em pesquisa de discentes e docentes da Pós-Graduação em Ensino de Teatro, encabeçando a grande maioria dos projetos de pesquisa em 2021 na sede de Parnamirim. “A Coordenação de Pesquisa e Inovação não acontece sem o trabalho de discentes e docentes envolvidos nas atividades de 2021”, conclui Borba.

Administração

A Diretoria de Administração (Diad) é responsável pelo recebimento de recursos que se transformam na construção de projetos relacionados às demandas do Campus Parnamirim. Dentre os maiores desafios vencidos durante 2021, o setor fez se concretizar diante de imprevistos como a imprevisibilidade das demandas em função do retorno ou não presencial de aulas. Ainda assim, diversas ações de destaque foram desenvolvidas pelo setor ao longo do ano, algumas elencadas a seguir:

  • Conclusão da construção de três novos laboratórios.

  • Recebimento de recurso de Emenda Parlamentar para contrato de auxílio a alunos PCD e Recurso extra dos Ministérios  no total de R$ 700 mil reais para projetos de implantação do Espaço 4.0, para atender jovens entre 15 e 29 anos e fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

  • Finalização de processos de contratação de serviços em tempo hábil para retorno às aulas.

Para as atividades de 2022, as maiores expectativas do setor se concentram na reestruturação do setor da Pró-Reitoria de Administração (Proad) para melhor organização da rotina e padronização da Diad, como também expectativa de aprovação de recursos suficientes para as demandas deste ano na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. Por se tratar de um setor administrativo, a Diretoria de Administração da unidade pretende continuar a realizar as atividades de forma presencial após o retorno de 100% de presença em todo o Campus

Parnamirim

Campus Parnamirim do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte oferece cursos de educação superior, pós-graduação e educação profissional técnica de nível médio. O seu funcionamento foi autorizado em 2009 pela Resolução nº. 081/2009 do Conselho Superior do CONSUP/IFRN e no ano seguinte, a inauguração da unidade ocorreu juntamente com outros 31 novos campi de todo o país. Atualmente, o Campus é vinculado administrativamente à Reitoria do Instituto e oferece cursos técnicos integrados de Informática e Mecatrônica, cursos subsequentes de Mecatrônica e Redes de Computadores, além do curso superior de Tecnologia e Sistemas para a Internet. O campus atua também na pós graduação de Ensino das Ciência e Matemática e de Teatro e está se preparando para ofertar o seu primeiro curso de mestrado.  

*Texto de Amanda Macedo, estagiária de Comunicação Social - Jornalismo na Reitoria

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas