Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

100 DIAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

Editais, Portarias e reuniões de grupo foram a marca Propi nesses 100 dias

Publicada em 30/04/2021 Atualizada há 1 ano

Quadro traz 13 ações em desenvolvimento ou já executadas

“Executar... Planejar... Coordenar... Fomentar... Acompanhar...”

Essas são as atribuições da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN, segundo o Regimento Interno da Reitoria do Instituto.

Ao setor, então, compete atividades, gestões e ações como:

  • Estimular projetos de inovação e de incubadoras tecnológicas e sociais;
  • Fomentar e avaliar a participação de pesquisadores da instituição em eventos e programas de pesquisas, envolvendo intercâmbio e/ou cooperação técnica entre instituições congêneres;
  • Manter relações de intercâmbio com as instituições responsáveis pelas políticas de fomento a pesquisas nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, com vistas ao desenvolvimento social;
  • Promover ações com vistas à captação de recursos para o financiamento de projetos, junto a entidades e organizações públicas e privadas; e
  • Propor políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e inovação, bem como avaliar sua implementação.

Cumprindo esses e outros papéis que lhes cabe, a Propi, a Coordenação da Editora IFRN e a Diretoria de Inovação Tecnológica, sob tutela do professor Avelino Neto, empossado em dezembro de 2020, apresenta o seguinte quadro de ações desempenhadas nos 100 primeiros dias da atual gestão do Instituto:

Ação 1

Editais de submissão de projetos de Pesquisa e Inovação

Resultado alcançado

Já foram submetidos 147 projetos aos seis editais lançados. Os editais nº 1, nº 2 e nº 3 ainda recebem propostas:

Ação 2

Edital para apoio institucional a proteção da propriedade intelectual

Resultado alcançado

Foram registradas uma patente e seis softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Há em andamento registros de mais uma patente e três softwares, no mesmo órgão, ainda para o primeiro semestre de 2021. A ação foi regulada pelo Edital n° 5/21, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Ação 3

Apoio à transferência de tecnologias para a sociedade

Resultado alcançado

A Propi estabeleceu dois acordos de transferência de tecnologia originadas de projetos de pesquisa e inovação do IFRN. Mais informações AQUI.

Ação 4

Regulamentação do Programa de Multincubação Tecnológica no IFRN

Resultado alcançado

Emissão da Portaria nº 433/21, do Gabinete da Reitoria do IFRN. O documento regulamenta e estabelece diretrizes para as atividades de empreendedorismo inovador nas incubadoras tecnológicas do Instituto, que atualmente conta com nove incubadoras tecnológicas.

Ação 5

Construção de Edital para Fomento às Incubadoras do IFRN

Resultado alcançado

Emissão da Portaria nº 340/21, do Gabinete da Reitoria do IFRN, instituindo a Comissão responsável pelo Edital. O documento estabelece normas para a distribuição de recursos destinados às incubadoras tecnológicas do Instituto.

Ação 6

Capacitação de servidores

Resultado alcançado

Desenvolvimento de curso básico de orientação de servidores dos campi para proteção de propriedade intelectual. O primeiro curso já acontece em abril, no Campus Santa Cruz.

Ação 7

Estabelecimento de parcerias

Resultado alcançado

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e o IFRN entram como associados ao Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). Mais informações AQUI.

Ação 8

Retorno às atividades de pesquisa e inovação do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN

Resultado alcançado

A ação apresenta três resultados diversos e complementares:

  • Lançamento de dois editais de fomento à projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Centro de Tecnologia Mineral do IFRN (ver Ação 1);
  • Apoio financeiro e logístico para manutenção em equipamentos de laboratórios, aumentando possibilidades de recepção de novos projetos de pesquisa e prestação de serviços no CT Mineral; e
  • Articulação com a Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) para parceria com CT Mineral. Mais informações AQUI.

Ação 9

Reestruturação da Pós-Graduação

Resultado alcançado

Para alcançar o resultado, a Ação 9 promoveu diversas atividades, como encontros com os cinco Programas de Pós-Graduação stricto sensu da instituição, constituição de Comissão para a elaboração da Política da Pós-Graduação no IFRN e do Comitê de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPG) no Instituto, além da proposição do Módulo Pós-Graduação no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Houve ainda a criação de duas assessorias por meio de cooperações parciais: Assessoria de Acompanhamento da Avaliação dos Programas Stricto Sensu – Ensino e Educação e Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu

Em complemento, há tratativas para destinação de fomento à realização de capacitação em nível de pós-doutorado para docentes credenciados aos PPG stricto sensu, fruto de diálogo com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Codepe/DIGPE) e a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), ligada à Pró-Reitoria de Extensão.

Em fase de execução ou planejamento, há três fóruns:

  • I Fórum de Planejamento de Propostas de Cursos Novos do IFRN;
  • I Fórum de Pós-Graduandos do IFRN; e 
  • I Fórum de Professores Visitantes do IFRN, ligado a este último, a Propi integra a Comissão voltada à construção da Política de Professores Visitantes do Instituto.

Ação 10

Renovação de convênios nacionais e internacionais

Resultado alcançado

Junto à Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), foram realizadas reuniões com representantes de Doutorados Interinstitucionais (Dinter) finalizados e em andamento. Também aconteceram encontros – todos remotos - com a Universidade do Minho (onde já foi celebrada a renovação de convênio), e de Coimbra, ambas em Portugal), de Montpellier, na França, e de Buenos Aires, na Argentina, visando parcerias de pesquisa, editoração científica e pós-graduação.

Ação 11

Reestruturação da Coordenação da Editora IFRN

Resultado alcançado

Renovação de cooperação técnica de bibliotecária e nova cooperação técnica de docente na área de Comunicação Social para implementar assessoria de difusão científica na Coordenação da Editora IFRN.

Ação 12

Plano de comunicação para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

Resultado alcançado

Retomada das publicações no Instagram da Pró-Reitoria e da Editora IFRN, com lançamento de novas séries e campanhas objetivando dar visibilidade às pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvida pelo Instituto.

Ação 13

Editais da Editora IFRN

Resultado alcançado

A Coordenação da Editora IFRN lançou quatro editais:

  • Edital nº 6/2021 – Seleção de livros de Programas de Pós-Graduação stricto sensu;
  • Edital nº 9/21 – Publicação de anais de eventos científicos institucionais;
  • Edital para publicação de manuais institucionais (em andamento);
  • Edital de concurso literário em parceria com a EDUFRN (em andamento).

Participação

Ainda houve tempo para que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação participasse de reuniões, com o Sistema de Bibliotecas do IFRN, voltada à parceria em projetos de difusão científica do Instituto; estabelecesse novas parcerias, junto à Editora da UFRN, por exemplo, para planejamento de concurso literário que poderá resultar em três obras em coedição; integrasse comitês e comissões, como o Comitê de curadoria por áreas para difusão de pesquisa e inovação do IFRN, em andamento, e a Comissão de criação da Política Institucional de Memória e Equipamentos Artístico-Culturais; e fizesse eventos, como:

  • I e II Encontro do Comitê de Pesquisa e Inovação;
  • Webinário “Pesquisa, Inovação e Gênero na Rede Federal: experiências e desafios”;
  • Campanha de visibilidade às ações de Pesquisas e Inovação Tecnológica desenvolvidas por Mulheres do IFRN (docentes, técnico-administrativos em Educação e discentes);

Ainda por vir:

  • Campanha de visibilidade às ações de pesquisas e inovação tecnológica relacionadas à temática da pandemia da Covid-19 no IFRN; e
  • Campanha de visibilidade às ações de pesquisas e inovação tecnológica relacionadas à temática indígena no IFRN.
Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas