100 DIAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ações da Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis

Preocupação perene, a Alimentação e o acesso às aulas tiveram peso nesses 100 dias

Publicada em 30/04/2021 Atualizada há 1 ano

Capacitação e integração entre servidores estão na lista de ações

Responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar os projetos e atividades relacionados às demandas sociais e acadêmicas dos estudantes, a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis tem como competências:

• A atuação no planejamento estratégico e operacional do Instituto, com vistas a subsidiar a definição das prioridades de atividades estudantis dos campi;
  • A elaboração de projetos e relatórios necessários ao bom funcionamento dos programas de apoio às atividades estudantis do IFRN;
  • O incentivo ao desenvolvimento de campanhas educacionais nos recintos escolares;
  • A proposição e o acompanhamento na implantação de programas de assistência ao educando no âmbito do IFRN, bem como a supervisão da execução de políticas de assistência a estudantes desenvolvidas nos campi;
  • A proposição de projetos, programas e ações institucionais voltadas ao apoio e ao desenvolvimento de estudantes, observadas as limitações institucionais e o interesse educacional dos campi do IFRN;
  • A representação do IFRN nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;
  • A supervisão da realização da caracterização socioeconômica e educacional de estudantes do IFRN;
  • O zelo pelo bom funcionamento das atividades de assistência a estudantes em todos os campi;
  • A execução de funções que, por sua natureza, sejam correlatas ao setor ou a ele sejam atribuídas.

O setor, que tem como diretora Valéria Regina Carvalho, funciona como elo entre estudantes e gestão, como demonstram suas competências, acima descritas.

Na prática dos primeiros 100 dias da atual gestão sistêmica do IFRN, a Digae enumerou cinco ações como os maiores destaques para o período. São iniciativas como o fortalecimento do GT Nutrição que, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de ações de Assistência Estudantil no âmbito da alimentação, vem realizando reuniões virtuais mensais; como capacitação para coordenadores de Atividades Estudantis, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais e assistentes/auxiliares administrativos; e – tema continuo e cerne das ações do setor – a Alimentação.

Transformada em decorrência da pandemia, Alimentação Escolar passou a ser entregue nos diversos municípios do estado do Rio Grande do Norte a estudantes com cadastro ativo no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A composição dos kits foi definida pelos nutricionistas do Instituto; o serviço social foi responsável pelo levantamento da demanda e contato com os estudantes; e todos os profissionais da equipe atuaram para que as entregas fossem realizadas. A equipe da Assessoria de Atividades Estudantis (Asaes) e Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE) elaborou notas informativas com orientações para continuidade de execução do PNAE nesse período, assim como realizou compras centralizadas na Reitoria, para possibilitar as entregas de forma padronizada.

Abaixo o resumo das ações apontadas no levantamento realizado pela Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria:

Ação 1

Reaproximação da Digae com os coordenadores de Atividades Estudantis, assistentes sociais e Rede de Grêmios do IFRN

Resultado alcançado

Articulação e estreitamento do diálogo Campus – Reitoria, através de reuniões que permitiram traçar objetivos e compartilhamento da situação atual acerca do orçamento.

Ação 2

Inserção do IFRN no Programa Alunos Conectados

Resultado alcançado

O Programa, que está contemplando mais de 1.500 estudantes em situação de vulnerabilidade social, permitiu, através de chips com capacidade de 20GB de tráfego de dados, acesso às aulas remotas. Tal ação proporcionou melhores condição para que discentes em situação de vulnerabilidade social tenham podido desenvolver suas atividades acadêmicas.

Ação 3

Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)

Resultado alcançado

Fornecimento de kits de alimentos para os estudantes participantes do Programa em todos os campi do IFRN. A ação foi implementada pelos Digae junto a servidores que compõem as equipes das Coordenações de Atividades Estudantis (Coaes).

Ação 4

Fortalecimento do Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição (GT Nutrição).

Resultado alcançado

Desenvolvimento de atividades para a sistematização dos processos de trabalho e qualificação do serviço de nutrição prestado à comunidade acadêmica do IFRN.

Ação 5

Capacitação sobre gestão e fiscalização de contratos com foco na assistência estudantil

Resultado alcançado

A ação, realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), consistiu em curso online, com 20h/a, voltado a qualificar servidoras e servidores que atuam na fiscalização de contratos da Assistência Estudantil nos campi do IFRN. O intuito da capacitação sistêmica é dar subsídios para que sejam feitas contratações de forma cada vez mais eficiente, com a adequada fiscalização dos serviços prestados.