Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

100 DIAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ações da Diretoria de Gestão de Pessoas

DIGPE capacitou, normatizou, proveu cargos e deu atenção à qualidade de vida e à saúde de quem faz o IFRN

Publicada em 30/04/2021 Atualizada há 1 ano

Mulheres, aposentados e saúde mental estiveram na pauta das ações

Subdividida em quatro coordenações – Administração de Pessoal (Coadpe), Atenção à Saúde do Servidor (Coass), Desenvolvimento de Pessoal (Codepe) e Coordenação Geral de Cadastro e Pagamento (Cogcap) – a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe) do IFRN tem como gestor Auridan Dantas. O setor é, no Instituto, o órgão responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar projetos e atividades relacionados a seleção, admissão, acompanhamento e desenvolvimento dos servidores, sejam docentes, sejam técnicos administrativos.

As competências da Diretoria, estendidas – nos campi – às Coordenações de Gestão de Pessoas, vão desde o gerenciamento do Plano de Capacitação e Desenvolvimento à supervisão da execução do orçamento de pessoal na Instituição, passando pela consolidação da legislação e jurisprudência referentes à área de pessoal, pelos cuidados para o bom funcionamento da área de gestão de pessoas na Instituição, ainda atuando no planejamento estratégico e operacional do IFRN, com vistas a subsidiar a definição das prioridades de gestão de pessoas dos campi. Essas e outras diretrizes dadas ao setor podem ser percebidas no rol de ações que o levantamento produzido pela Assessoria de Comunicação pode demonstrar: 

Ação 1

Força-tarefa na Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal

Resultado alcançado

Em razão da paralisação das atividades da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD) no fim de 2020, foi constituída uma força-tarefa na Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal. A equipe atualizou e deu encaminhamento a mais de uma centena de processos que estavam atrasados.

Ação 2

Reestruturação da CPPD

Resultado alcançado

Com a retomada das atividades da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD), foi possível dar bom andamento a demandas docentes, sejam de afastamentos aceleração de promoção ou de retribuição por titulação.

Ação 3

Revisão de normativos internos

Resultado alcançado

Esforço para revisão de diversos normativos internos (notas técnicas, notas informativas, orientações normativas e resoluções) tendo em vista as recentes alterações no Decreto 9.991/2019 que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta.

Ação 4

Realização de Remanejamento de Técnicos Administrativos em Educação (TAE)

Resultado alcançado

Publicação do Edital nº 01/2021, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, que regeu o Remanejamento de Técnicos Administrativos em Educação (TAE), dando a possibilidade de remoção de servidores em seis cargos.

Ação 5

Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFRN

Resultado alcançado

Elaboração e envio do relatório de execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFRN referente ao ano de 2020, conforme orientação do órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

Ação 6

Plano de Trabalho 2021

Resultado alcançado

Formalização de Plano de Trabalho para o ano de 2021 com a oferta de sete capacitações em parceria com o projeto Enap em Rede, da Escola Nacional de Administração Pública, como os cursos “Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia” e “Segurança em Eletricidade – NR10”.

Ação 7

Mapeamento de Competências Socioemocionais

Resultado alcançado

Realização do Mapeamento de Competências Socioemocionais e Capacitação do Grupo Gestor da Reitoria e com demais servidores, organizados sob tutela de três editais: Edital nº 09/2020, Edital nº 01/2021 e Edital nº 02/2021.

Ação 8

Provimento de cargos efetivos

Resultado alcançado

Com a intenção de prover todos os cargos vagos, houve a efetivação de onze provimentos de códigos de vagas, de seis redistribuições. Há, ainda outros onze códigos de vagas disponibilizados em contrapartida de redistribuições aguardando efetivação.

Ação 9

Estágios

Resultado alcançado

Houve a liberação para contratação nove estagiários (algumas já concluídas e outras em trâmite), e renovação do Convênio de Estágio com a Universidade Potiguar (UNP) e celebração de convênio com SBS - Damásio Educacional, referência nacional na área de capacitação na área legal.

Ação 10

Projetos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Resultado alcançado

Lançamento do Edital nº 1/2021 — Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PS/QVT), para captação de projetos dos campi que contenham ações destinadas à melhoria da saúde dos servidores e da sua qualidade de vida no trabalho, considerando o contexto do trabalho remoto e das exigências de distanciamento social.

Ação 11

Campanha pelo Dia Internacional da Mulher

Resultado alcançado

Realização de um concurso cultural em homenagem ao Dia Internacional da Mulher é uma competição inclusiva onde todos os servidores, estagiários, colaboradores da Associação dos Servidores do IFRN (ASIFRN), Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN) e das seções Natal e Mossoró do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissionais e Tecnológica (Sinasefe), poderiam participar; e

Realização da Corrida Virtual IFRN, evento é destinado para as servidoras que já praticam ou desejam ingressar na atividade física regular, buscando o lazer através do movimento e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Além das ações acima descritas, a Diretoria de Gestão de Pessoas ainda encaminhou:

  • Acompanhamento psicossocial à saúde de servidores;
  • Assessoria às comissões de Promoção a Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho dos campi;
  • Atendimento psicológico à servidores já acompanhados pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor;
  • Cooperações técnicas com os campi para composição do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e equipe multiprofissional;
  • Escuta psicológica virtual realizada a servidores, através do serviço Plantão Psicológico, oferecido em parceria com o Comitê Covid-19 do IFRN;
  • Grupo de trabalho para realização de pregão eletrônico para manutenção dos sistemas preventivos de extintores;
  • Nova edição da roda de conversa (RE)Começos, ligada ao projeto de aposentação de servidores, parceria da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass) e Coordenação de Administração de Pessoal (Coadpe), voltada a servidores em transição para aposentadoria, com faixa etária a partir dos 50 anos ou que estejam em pleno gozo de abono permanência, além de servidores já aposentados;
  • Participação em reunião pedagógica dos campi para abordar assuntos relacionados à Saúde Mental e Trabalho;
  • Publicação da Nota Informativa nº2/2021, que trata da situação de concessão de adicionais de insalubridade e periculosidade neste período de pandemia da Covid-19;
  • Renovações de convênios com planos de saúde e odontológico;
  • Retorno das reuniões regulares da Comissão de Vigilância em Saúde do Servidor e Planejamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), no formato virtual;
  • Roda de Conversa #EncontroDeMulheresDoIFRN: em formato virtual, também foi dedicada ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Coass e o Grupo de Psicologia do Instituto.