Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

100 DIAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ações da Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Subdivisão do setor em Núcleos modificou estrutura da Asce

Publicada em 30/04/2021 Atualizada há 1 ano

Eventos remotos da Asce reuniram milhares de pessoas

Com o distanciamento social – medida de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus – as práticas cotidianas de bilhões de pessoas mudaram, seja em casa, na rua ou no trabalho. Os setores de Comunicação Social e Eventos do IFRN, por exemplo, refizeram todo o cronograma de atividades, repactuaram contratos e alteraram sua organização para formaturas, colações e tantos outros eventos festivos, como a comunidade acadêmica bem gosta (e participa!).

Essas alterações, contudo, parecem ter direcionado para um estímulo ainda maior a uma das formas mais ativas de contato com os públicos do Instituto, as redes sociais. Esse espaço teve um aumento da participação, de um lado e de outro: novos perfis – de campi, de setores, de cursos, de eventos e etc. – surgiram ao mesmo tempo que milhares de novos seguidores chegaram às nossas redes.

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN – que coordena a área sistêmica responsável por conteúdos em forma de texto, de áudio e de vídeo – encerra a série de matérias sobre os 100 dias de Gestão Democrática falando de si mesma.

Com competências que envolvem desde o controle dos espaços de eventos ao desenvolvimento marketing institucional, a Asce trabalha com cerimonial, assessoria jornalística e produtos de mídia, impressa ou audiovisual.

Ações em 100 dias

As ações que o setor desempenhou ou coordenou nesses 100 primeiros dias são diretamente ligadas a seu fazer, com o incremento de atividades de planejamento constante acerca da projeção do que é o IFRN para a sociedade potiguar e para o Brasil.

As ações apontadas no levantamento são:

Ação 1

Articulação para reestruturação da Asce

Resultado alcançado

Para fortalecer as ações de comunicação e promoção institucional junto aos campi e à gestão sistêmica, houve a Implementação dos Núcleos de Design e de Jornalismo, previstos na Política de Comunicação do IFRN. Seguem os trâmites e negociações para implantação dos Núcleos de Audiovisual, de Eventos e de Fortalecimento da Imagem Institucional.

Ação 2

Campanhas institucionais

Resultado alcançado

Foram desenvolvidas campanhas – para o Portal IFRN e para as redes sociais – com o intuito de reforço à imagem e ao fazer institucional, com vistas à transparência, acesso a oportunidades e esclarecimento sobre o funcionamento do IFRN durante a pandemia:

  • Divulgação e reconhecimento da nova equipe gestora;
  • Divulgação de projetos implementados a partir da prospecção de recursos externos;
  • Processo seletivo 2021;
  • Um ano de distanciamento social;
  • 100 dias de Gestão Democrática.

Ação 3

Criação de comissão para planejar implementação da Rede de Rádios

Resultado alcançado

Articulação intercampi para criação de comissão que elaborará o planejamento de implementação da Rede de Rádios do IFRN.

Ação 4

Implementação do Jornal IFRN

Resultado alcançado

Criação, produção e publicação do Jornal IFRN, peça jornalística para divulgação aos públicos interno e externo da produção administrativa e acadêmica do Instituto.

Ação 5

Fortalecimento da imagem institucional

Resultado alcançado

Formação de grupo para o planejamento e a execução – através de parceria com a Pró-Reitoria de Extensão – de projeto em fluxo contínuo para o fortalecimento da imagem institucional.

Ação 6

Realização de eventos

Resultado alcançado

Planejamento, organização, execução, cobertura e divulgação de eventos remotos, como a posse do reitor do IFRN - com apresentação de equipe gestora – e a Mostra de Cursos do Instituto, com audiência superior a dez mil aparelhos conectados on-line.

Ação 7

Reuniões sistêmicas

Resultado alcançado

Realização de encontros online para discussão de pautas, campanhas e estratégias de abordagem e divulgação junto aos públicos de interesse da Asce e das Coordenações de Comunicação Social e Eventos dos campi.  

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas