Bolsas
Aberto período de inscrições para bolsistas de tutoria de aprendizagem inclusiva
Inscrições ficarão abertas até segunda-feira, 25 de novembro
Publicada por Cecilia Alves em 25/11/2024 ― Atualizada há 1 mês, 3 semanas
Inscrições abertas para a atividade de Tutoria de Aprendizagem Inclusiva – TAL Inclusiva no ano letivo 2025.1. A tutoria consiste em auxiliar, dentro do processo de inclusão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, os estudantes público-alvo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. O acompanhamento será realizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e por um docente vinculado, abrangendo aspectos acadêmicos.
Do quadro de ofertas de vagas, estão disponíveis as seguintes disciplinas: Introdução à Programação, Banco de Dados, POO e Autoria Web, do curso de Informática e Tecnólogo em Sistemas para Internet (TSI); e Eletricidade, Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital, do curso de Mecatrônica. Ao todo, serão ofertadas 2 vagas.
O tutor receberá uma bolsa no valor de R$400,00 mensais durante o período de acompanhamento do estudante tutorado. As opções de desligamento, renovação e reposição de tutores serão realizadas pelo Napne, com base no desempenho do tutor e no cumprimento dos critérios estabelecidos para o desenvolvimento das atividades relacionadas à tutoria.
O tutor contará com suporte e orientação especializada da equipe do Napne e dos docentes do Campus Parnamirim, com o objetivo de aprimorar suas estratégias de ensino e aprendizagem voltadas para estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
Período de inscrições
As inscrições estarão abertas de 21 a 25 de novembro. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá preencher o formulário disponibilizado.
Requisitos
- Estar regularmente matriculado no Campus Parnamirim em cursos superiores, técnicos de nível médio integrados ou técnicos subsequentes;
- Ter cursado ou estar cursando o componente curricular referente à disciplina que deseja tutorar;
- Estar cursando, no mínimo, o 2º (segundo) período do curso (para ensino superior) no Campus;
- Estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Campus;
- Possuir percentual de frequência igual ou superior a 75% (em caso de empate, a seleção será feita por meio da análise dos índices acadêmicos durante a etapa de entrevistas);
- Ter disponibilidade de 15 horas semanais para desempenhar as atividades de Tutoria de Aprendizagem Inclusiva, no contraturno de seu curso;
- Não estar vinculado a outras bolsas ofertadas pelo Campus;
- Demonstrar interesse pela temática de inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;
- Apresentar rendimento acadêmico com média igual ou superior a 7.0 na disciplina em que deseja atuar como tutor de aprendizagem inclusiva.