Simpósio
Abertas inscrições para o I Simpósio Coletivo de Rocha
O evento será para comunidade interna e externa
Publicada por Cecilia Alves em 31/10/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
No dia 13 de novembro, o Campus Parnamirim sedia I Simpósio Coletivo de Rocha, que possui o objetivo de apresentar e discutir as raízes e os impactos da Reforma Protestante, um movimento histórico que influenciou profundamente a esfera religiosa, cultural, política, musical, econômica e educacional. O evento visa proporcionar uma reflexão abrangente sobre a herança de reformadores como Martinho Lutero e João Calvino, explorando o impacto contínuo dessas ideias na sociedade contemporânea. O público-alvo do simpósio são alunos e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e membros da comunidade externa interessados no tema. Interessados devem se inscrever através do endereço eletrônico disponibilizado.
O evento contará com apresentações culturais, duas palestras conduzidas pelos professores Francisco Eduardo e Paulo Ritzel. O simpósio também contará com uma mesa-redonda mediada por um dos membros do Coletivo de Rocha.
Palestras
O primeiro palestrante, Francisco Eduardo, abordará "Os Aspectos Históricos da Reforma Protestante e Suas Repercussões na Política e Educação". Francisco é pastor batista e professor de teologia e filosofia, com formação em Teologia (Seminário Teológico Potiguar - 2010), licenciado em Filosofia (UFRN 2014), mestre e doutor em Filosofia (UFRN 2016 e 2022).
A segunda palestra, "A Influência da Reforma Protestante na Música e Cultura Contemporâneas", será ministrada por Paulo Ritzel, formado em Educação Artística com habilitação em Música pela UFRN e possui bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico Potiguar (STP). Com especializações em Música pelo Seminário de Educação Cristã (SEC -Recife/PE) e em Educação Musical pela UFRN, Ritzel também realizou módulo de pesquisa científica na University of West Florida (EUA) e, também, cursou créditos no mestrado em Música pela Campbellsville University (EUA). Com mais de 27 anos de experiência em pedagogia vocal e formação musical, Paulo é licenciado pelo Full Voice Institute e atuou como regente de diversos coros, incluindo o Canto Parnamirins. Atualmente o teólogo coordena programas de aperfeiçoamento vocal, lidera o ministério de artes na Igreja Cristã Eterna Aliança (Icea) e é professor da Universidade Livre Transforma.
Acesse
- Palavras-chave:
- Parnamirim Coletivo da Rocha Simpósio