PESQUISA E INOVAÇÃO

Os 30 projetos levados à votação popular obtiveram quase sete mil votos

Publicada em 20/01/2021 Atualizada há 1 ano

Os dois projetos foram credenciados para participar da 19ª edição da Febrace

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, na última sexta-feira (15), a classificação final dos projetos apresentados na 8ª Edição da Mostra Tecnológica, uma iniciativa do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi) e do Campus Currais Novos. Com o tema "Inovando e construindo novos rumos", a Mostra é um dos eventos que seriam realizados dentro da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) 2020, que teria o Campus como sede, e precisou ser adiada em razão da pandemia de Covid-19.

Atividades

A  8ª Edição da Mostra Tecnológica, durante o período de 11 a 14 de janeiro, apresentou produtos, protótipos e processos inovadores, desenvolvidos por estudantes, servidores e demais interessados na temática de inovação e empreendedorismo. No total, foram apresentados 30 projetos desenvolvidos por diversos campi do IFRN durante o ano de 2020. A novidade da votação popular foi bem-vinda e obteve mais de 6.900 votos na plataforma do evento. Os projetos classificados em 1° lugar nas duas categorias foram: Celular adventure: Um jogo digital como ferramenta educacional de apoio ao ensino de biologia, na categoria Ciências, e RaCE: Robótica para crianças no Espectro Autista - um protótipo robótico educacional para crianças autistas na categoria Engenharias. Os dois projetos foram credenciados para participar da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorrerá entre os dias 15 e 27 de março de 2021.

Conheça os projeto classificados

Categoria Ciências  Celular adventure

O projeto Celular Adventure consiste na produção de um jogo digital que auxilia a despertar o interesse e promover o engajamento de estudantes em conteúdos de biologia - como imunologia e anatomia - de forma lúdica. O desenvolvimento foi dividido em etapas: a primeira etapa foi baseada na busca de produções científicas de diferentes bases de dados, a fim de fornecer embasamento teórico para a equipe. A etapa seguinte consistiu na construção das fases do jogo. O primeiro nível se passa numa parte lesionada da pele, a segunda fase passa-se no trato intestinal de uma pessoa afligida por teníase e na terceira fase, o jogador deve atravessar o sistema respiratório. Em todas as fases, o jogador controlará células do sistema imunológico e enfrentará os mais diversos antígenos no trajeto. "Almejamos no futuro, aumentar a presença de mecânicas apresentadoras de conteúdo e esperamos que a ferramenta seja realmente efetiva no seu propósito, como vêm demonstrando na sua produção", diz a ementa do projeto, que foi desenvolvido por Danyelle Alves da Silva, Davi Matias Soares Genuíno, Luís Eduardo da Silva Ribeiro e William Costa de Souza, estudantes orientado por André Freitas Barbosa; a equipe é do Campus Nova Cruz.

Categoria Engenharias  RaCE: Robótica para crianças no Espectro Autista

"O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um grupo de alterações do desenvolvimento neurológico que se apresenta desde os primeiros anos de vida, caracterizado pelo comprometimento de habilidades sociais e de comunicação". Partindo dessa explicação, o projeto RaCE objetiva desenvolver Label, uma robô de baixo custo, para crianças com TEA. Na iniciativa, são mobilizadas áreas da Mecânica, Eletrônica e a Computação, com produção das peças de encaixe, confecção dos circuitos eletrônicos responsáveis pela movimentação e o desenvolvimento de um aplicativo para programação das funções da robô. O trabalho está em fase de desenvolvimento, tendo sido realizado o desenvolvimento do modelo, a área gráfica do aplicativo caracterizado por layout simplificado, cores específicas e o circuito eletrônico. O projeto vem sendo desenvolvido por Bianca Hadassa Dantas Cavalcanti, Laryssa Vitória Andrade Barbosa e Leticia Thaynna Xavier Araújo Oliveira de Azevedo, estudantes orientadas por Ana Eliza Trajano Soares e Salomão Sávio Batista, docentes no Campus Santa Cruz.

Portal do evento - projetos classificados

servidores