Requerimentos e solicitações
Publicada em 24 de Janeiro de 2024 às 08:15 ― Atualizada em 24 de Janeiro de 2024 às 13:18
Quais requerimentos devo enviar à Seac/PAR
- Expedição e registro de diplomas e certificados;
- Trancamento e Cancelamento Voluntário de matrícula;
- Trancamento e Cancelamento de disciplina (para cursos superiores);
- Transferência de alunos intercampi;
- Transferência de alunos de outra Instituição para o campus;
- Certificação de conhecimentos;
- Aproveitamento de estudos;
- Renovação de matrículas;
- Matrículas de novos alunos;
- Matrícula por transferência voluntária, reopção e reingresso;
- Justificativa de faltas;
- Reposição de atividades;
- Processo para emissão dos certificados de ensino médio com base no Enem.
Como realizar qualquer tipo de solicitação na Seac/PAR
Todos os requerimentos listados acima podem ser enviados à Seac/PAR através de chamado no SUAP (Abrir chamado) ou pelo módulo do Gov.br, através do link: Abrir protocolo.
Aproveitamento de estudos e certificação de conhecimentos
- O período para solicitação de Aproveitamento de Estudos e certificação de conhecimentos se dá no início de todo semestre letivo, e deve ser checado no calendário acadêmico do ano vigente, disponível em (Calendário acadêmico) e também está disponível no tópico de Datas Importantes, mais abaixo na página.
- Ao abrir o protocolo virtual pelo GOV.br, deve ser anexado Requerimento de aproveitamento discriminando cada disciplina do curso atual que deseja aproveitar e sua correspondente no curso anterior.
- Anexar também o histórico do curso anterior e a ementa (programa) das disciplinas que já foram cursadas.
Mais informações sobre Aproveitamento de Estudos devem ser checadas na Organização Didática Pedagógica do IFRN.
Expedição e registro de diploma
No ato da solicitação do diploma o aluno deve anexar a seguinte documentação em formato PDF:
- Carteira de identidade (RG, CNH);
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Título de Eleitor.
Obs.: O aluno precisa solicitar no módulo específico do SUAP os nada constas dos setores.
Trancamento e Cancelamento de Matrícula
O período para solicitação de Trancamento ou cancelamento de matrícula deve ser checado no calendário acadêmico do ano vigente, disponível em Calendário Acadêmico.
O trancamento de matrícula voluntário está disponível apenas para os cursos integrados, subsequentes e de graduação, não sendo possível solicitar o trancamento para cursos de especialização, conforme dispõe a Organização Didática do IFRN.
O trancamento compulsório pode ser solicitado por alunos de quaisquer modalidades, à qualquer tempo, desde que se enquadrem em uma das possibilidades exigidas na Organização Didática:
- convocação para o serviço militar obrigatório (ao completar 18 anos);
- tratamento prolongado de saúde pessoal ou de familiares em primeiro grau, quando não couber o atendimento domiciliar especial;
- gravidez de alto risco ou problemas pós-parto;
- intercâmbio educacional promovido pelo IFRN.
Da mesma forma, o cancelamento/trancamento de disciplinas apenas está disponível para os cursos de graduação, não sendo possível para as demais modalidades solicitarem.
Alterar e-mail pessoal ou foto no Suap
Para alterar e-mail pessoal no Suap ou a foto do perfil deve-se abrir um chamado através do link: Abrir chamado
O e-mail pessoal deve ser um de uso exclusivo do aluno.
A foto do perfil deve ser padrão 3x4, enquadrando o rosto no centro da foto e com fundo neutro. Deve-se evitar usar acessórios que dificultem a identificação do aluno, como bonés, gorros, óculos escuro, maquiagem em excesso (Evitar enviar fotos instagramáveis).