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Requerimentos e solicitações

Publicada em 24 de Janeiro de 2024 às 08:15 Atualizada em 24 de Janeiro de 2024 às 13:18

Quais requerimentos devo enviar à Seac/PAR

  • Expedição e registro de diplomas e certificados;
  • Trancamento e Cancelamento Voluntário de matrícula;
  • Trancamento e Cancelamento de disciplina (para cursos superiores);
  • Transferência de alunos intercampi;
  • Transferência de alunos de outra Instituição para o campus;
  • Certificação de conhecimentos;
  • Aproveitamento de estudos;
  • Renovação de matrículas;
  • Matrículas de novos alunos;
  • Matrícula por transferência voluntária, reopção e reingresso;
  • Justificativa de faltas;
  • Reposição de atividades;
  • Processo para emissão dos certificados de ensino médio com base no Enem.

Como realizar qualquer tipo de solicitação na Seac/PAR

Todos os requerimentos listados acima podem ser enviados à Seac/PAR através de chamado no SUAP (Abrir chamado) ou pelo módulo do Gov.br, através do link: Abrir protocolo.

Aproveitamento de estudos e certificação de conhecimentos

  • O período para solicitação de Aproveitamento de Estudos e certificação de conhecimentos se dá no início de todo semestre letivo, e deve ser checado no calendário acadêmico do ano vigente, disponível em (Calendário acadêmico) e também está disponível no tópico de Datas Importantes, mais abaixo na página.
  • Ao abrir o protocolo virtual pelo GOV.br, deve ser anexado Requerimento de aproveitamento discriminando cada disciplina do curso atual que deseja aproveitar e sua correspondente no curso anterior.
  • Anexar também o histórico do curso anterior e a ementa (programa) das disciplinas que já foram cursadas.

Mais informações sobre Aproveitamento de Estudos devem ser checadas na Organização Didática Pedagógica do IFRN.

Expedição e registro de diploma

No ato da solicitação do diploma o aluno deve anexar a seguinte documentação em formato PDF:

  • Carteira de identidade (RG, CNH);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Título de Eleitor.

Obs.: O aluno precisa solicitar no módulo específico do SUAP os nada constas dos setores.

Trancamento e Cancelamento de Matrícula

O período para solicitação de Trancamento ou cancelamento de matrícula deve ser checado no calendário acadêmico do ano vigente, disponível em Calendário Acadêmico.

O trancamento de matrícula voluntário está disponível apenas para os cursos integrados, subsequentes e de graduação, não sendo possível solicitar o trancamento para cursos de especialização, conforme dispõe a Organização Didática do IFRN.

O trancamento compulsório pode ser solicitado por alunos de quaisquer modalidades, à qualquer tempo, desde que se enquadrem em uma das possibilidades exigidas na Organização Didática:

  • convocação para o serviço militar obrigatório (ao completar 18 anos);
  • tratamento prolongado de saúde pessoal ou de familiares em primeiro grau, quando não couber o atendimento domiciliar especial;
  • gravidez de alto risco ou problemas pós-parto;
  • intercâmbio educacional promovido pelo IFRN.

Da mesma forma, o cancelamento/trancamento de disciplinas apenas está disponível para os cursos de graduação, não sendo possível para as demais modalidades solicitarem.

Alterar e-mail pessoal ou foto no Suap

Para alterar e-mail pessoal no Suap ou a foto do perfil deve-se abrir um chamado através do link: Abrir chamado

O e-mail pessoal deve ser um de uso exclusivo do aluno.

A foto do perfil deve ser padrão 3x4, enquadrando o rosto no centro da foto e com fundo neutro. Deve-se evitar usar acessórios que dificultem a identificação do aluno, como bonés, gorros, óculos escuro, maquiagem em excesso (Evitar enviar fotos instagramáveis).