Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus

Parelhas

O Campus

Histórico

Em 14 de outubro de 2013, o então reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, deu o primeiro passo para a criação do Campus Avançado Parelhas. A construção da unidade foi autorizada em um terreno de 45 mil m², doado ao Instituto pelo casal José Ernesto Filho e Rita Maria da Costa, ambos moradores da cidade de Parelhas, no Rio Grande do Norte. O conjunto de prédios foi erguido em uma área construída de 14.367,98 m².

O município está a aproximadamente 240 km da capital, Natal, e é acessível pelas rodovias BR-226, BR-427 e RN-086. Localizada na microrregião Seridó Oriental do estado e na mesorregião Central Potiguar, a cidade faz divisa com os municípios de Carnaúba dos Dantas, Equador, Jardim do Seridó e Santana do Seridó, além de fazer fronteira com o estado da Paraíba.

Em 19 de dezembro de 2014, o Conselho Superior do IFRN, através da Resolução nº 38/2014, autorizou o início das atividades do então Campus Avançado Parelhas, que passou a ser administrativamente vinculado ao Campus Currais Novos do IFRN.

Em maio de 2024, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 411, que altera a tipologia de campi avançados de diversas unidades de Institutos Federais. Com a mudança, A mudança, a nomenclatura passou a ser Campus Parelhas do IFRN.

Missão e atuação

O Campus Parelhas está comprometido em ser uma força motriz de transformação social, econômica, ambiental e cultural na região Seridó Potiguar.

Com uma atuação estratégica nos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação e Recursos Naturais, o Campus alinha suas ofertas às características regionais. Parelhas é um dos principais polos ceramistas do estado e está situado em uma região rica em minerais, o que atrai empresas mineradoras interessadas em explorar as potencialidades locais.

Oferta Educacional

O Campus, que iniciou as suas atividades em maio de 2015, começou sua atuação focado nos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação e Recursos Naturais, oferecendo inicialmente os Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado (com duração de quatro anos) e Subsequente (com duração de dois anos) em Informática e Mineração.

Além dessa oferta, em Parelhas, o IFRN conta com cursos na modalidade a distância em parceria com o Campus Natal-Zona Leste (EaD) do Instituto, bem como cursos de Formação Inicial e Continuada, com destaque para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProiTEC), Programa Mulheres Mil e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja FIC).

Pós-graduação

Na pós-graduação temos os cursos de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e tendo sua implantação e em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação, na modalidade presencial. Este último sendo aprovado para iniciar a partir do período letivo de 2024.1. Vale ressalvar o fato de que todos os cursos foram planejados para atender às necessidades da região.

Projetos

O Campus Parelhas também desempenha um papel significativo em projetos de extensão, estreitando laços entre o IFRN e a comunidade local. O Curso Técnico em Informática se destaca com o Núcleo de Extensão em Robótica e Desenvolvimento de Software (Nerds), que promove o desenvolvimento de projetos voltados à população seridoense.

O impacto do Campus se estende a cerca de 80 mil habitantes em nove municípios da região Seridó Potiguar: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Equador, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó e São José do Seridó. Com isso, o Campus Parelhas não apenas fortalece a educação técnica e profissional na região, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico e cultural de uma ampla área da mesorregião do Seridó Potiguar.

Desenvolvimento regional

O Campus Parelhas tem se consolidado como um centro educacional de referência: localizado estrategicamente em uma das principais áreas ceramistas do estado e em uma região rica em minerais, o campus tem atraído o interesse de empresas mineradoras, fortalecendo o desenvolvimento local.

Com cursos planejados para atender às demandas específicas da região, o Campus reafirma seu compromisso com a qualificação profissional e o desenvolvimento sustentável do Seridó. Um dos grandes destaques da instituição é o Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM), que, além de promover o conhecimento científico e tecnológico em processamento mineral e áreas afins, atua na formação de estudantes e na capacitação da comunidade. Por meio de parcerias com empresas mineradoras e ceramistas, o LTM contribui diretamente para o crescimento regional.

Estrutura física

  • Área poliesportiva;
  • Auditório;
  • Biblioteca;
  • Blocos de aula;
  • Blocos de laboratórios;
  • Blocos de setores administrativos;
  • Jardins.

Contato principal

Abaixo, as formas de contatar o setor e a equipe de responsáveis:

Publicada em 29 de Agosto de 2024 às 09:03 Atualizada em 16 de Outubro de 2024 às 10:09