Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Posse

Professor Ramon Viana é nomeado Diretor Geral Pro Tempore do Campus Avançado de Parelhas

Servidor foi eleito democraticamente pela comunidade acadêmica

Publicada em 27/04/2020 Atualizada há 1 ano

O Professor Ramon Viana de Sousa foi nomeado nesta quinta-feira (23) ao cargo de Diretor Geral Pro tempore do Campus Avançado de Parelhas através da Portaria Nº 666/2020-RE/IFRN assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Apesar de ter sido eleito com 78,65% dos votos válidos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no dia 04 de dezembro de 2019, ainda não foi desta vez que o professor foi nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. “Nós, Diretores Gerais eleitos, assumimos diante de um momento de instabilidade, seja proporcionado pela pandemia ou por atitudes antidemocráticas ocorrido na gestão central do IFRN. Contudo, espero sairmos fortalecidos e unidos na busca do crescimento em cada Campus, seja no ensino, pesquisa, extensão ou infraestrutura. Desse modo, acreditando numa educação como um poder de renovação e melhoria da qualidade de vida do ser humano”, declarou o Diretor Geral.


Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores -Gerais (DG) de campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. Ramon Viana de Sousa para Diretor Geral do Campus Avançado de Parelhas.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof. Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.


Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores Gerais eleitos para os campi do IFRN foram nomeados também como pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse

 
Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. 


Sobre Ramon Viana de Sousa

Professor Ramon Viana de Sousa, natural de Campina Grande, no estado da Paraíba. Formado no Ensino Profissional de Nível Técnico em Telecomunicações pela Escola Técnica Redentorista (1989), possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), Especialização em Ensino de Física pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2017).  Iniciou sua experiência docente em 1991 como Professor da Escola Técnica Redentorista, teve experiência em cursinhos preparatórios para o vestibular e na rede privada de educação em Campina Grande e João Pessoa. Na rede Estadual de ensino, atuou, em 2006, como Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo no Município de Campina Grande - Paraíba.

Começou a carreira na rede federal no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte/CEFET-RN, no ano de 2007, como docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no qual, em 29 de dezembro de 2008, o CEFET-RN foi transformado em Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Lei n° 11.892/2008. A partir de fevereiro de 2011, assumiu a Direção Acadêmica do IFRN Campus Currais Novos, permanecendo no cargo até junho de 2013. Por algumas vezes, assumiu também a Direção Geral na condição de Substituto Interino no Campus Currais Novos.

 
Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas