Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FENECITI

IFRN Campus Avançado Parelhas participa da 1ª FENECITI

A Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI) aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, no Complexo Ilha de Sant’Ana, em Caicó-RN.

Publicada em 17/06/2019 Atualizada há 1 ano

O campus Avançado Parelhas do IFRN apresentou durante a 1ª FENECITI – Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – o projeto Reciclarte, que desenvolve com alunas egressas do programa mulheres mil, peças de mosaico provenientes de rejeito cerâmicos. Refletindo e propondo para todos os visitantes do evento, ações acerca das práticas sustentáveis no meio ambiente, além de ações de valorização e reconhecimento do potencial criativo, ético, estético e empreendedor das obras produzidas pelas mulheres.

No nosso estado existem inúmeras empresas ceramistas. E, o município de Parelhas, na região do Seridó, é considerado um polo cerâmico devido o grande número de empresas cerâmicas ativas que possui. Consequentemente, essas empresas ceramistas geram bastante cacos, resultantes da quebra ou de defeitos nas telhas constatados após a queima. Várias alternativas de recuperação desse material são estudadas pelas instituições de ensino e centros de pesquisas, e o projeto Reciclarte, coordenado pelo Prof. Jonas Sobrinho, tem como objetivo a reutilização desses resíduos cerâmicos no estudo e na produção da arte do mosaico. Até o momento gerou a criação de diversas peças artesanais, onde, através de princípios ligados à economia solidária, perspectiva-se a comercialização das obras e de serviços artísticos, assim como, a realização de cursos a serem promovidos pelas próprias mulheres acerca dessa milenar arte decorativa. Desta maneira, todos os envolvidos compreendem que a reutilização pode e deve ser entendida como uma forma de promover outras visibilidades para o nosso entorno, para o uso que fazemos dos materiais, entendendo a importância do uso consciente dos rejeitos minerais e de outras fontes.

Na oportunidade, o coordenador de Extensão, Pesquisa e Inovação do campus, Elias Nunes, divulgou também a importância do curso técnico em mineração do IFRN para a região, além da prestação de serviços na área de processamento mineral, que vão desde a cominuição até a caracterização mineral, através dos Laboratórios de Tecnologia Mineral (LTM) e do CT Mineral do IFRN, este último, que será inaugurado nos próximos meses no município de Currais Novos.

A FENECITI é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, FCDL RN e CDL-Caicó. Com apoio do Sebrae, IFRN, UFRN, UnP e ITEP. E, patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste, Município de Caicó, Sistema FIERN, Fecomércio RN, Potigás, IPEM, CAERN, JUCERN, Cimentos Mizu, Coca-Cola e Café Santa Clara.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas