Assistência Estudantil

Divulgado edital para auxílios de assistência estudantil

Estudantes ingressantes e em situação de vulnerabilidade social podem solicitar os auxílios via Suap

Publicada em 19/05/2021 Atualizada há 12 meses

A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Digae/IFRN) divulgou o Edital n° 4/2021, que trata dos Auxílios e Ações Emergenciais de Assistência Estudantil no contexto do ensino remoto. As ações, voltadas prioritariamente a estudantes ingressantes em situação de vulnerabilidade social, têm o objetivo de contribuir para a garantia do acesso à educação, através de acesso à internet, dispositivos eletrônicos e materiais didáticos.

Conforme o Edital, os auxílios são destinados aos estudantes do IFRN com matrícula regular nos cursos técnicos de nível médio, nas modalidades Integrada e Educação para Jovens e Adultos (EJA), Subsequente ou Graduação. Ainda segundo o documento, o público-alvo prioritário são estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2021 que não possuem equipamentos e serviço de internet adequados para o acompanhamento e a realização das atividades escolares, durante o ensino remoto.

Modalidades dos auxílios e ações

Os Auxílios e Ações Emergenciais serão disponibilizados em três modalidades:

Auxílio para aquisição de serviço de internet: por meio de auxílio financeiro mensal, no valor de até R$ 100,00 (cem reais), para aquisição de pacotes de dados por operadoras móveis ou empresas locais de fornecimento de internet.

Auxílio financeiro para aquisição de dispositivo eletrônico: em parcela única de até R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), o auxílio é destinado à compra de dispositivo eletrônico (computador/notebook ou tablet).

Auxílio para material didático-pedagógico: destinado à aquisição de matérias didático-pedagógico necessários à adaptação ao ensino remoto ao estudante, por existência de necessidade educacional específica. O auxílio será concedido em parcela única de até R$ 400,00 (quatrocentos reais), podendo ser solicitado continuamente, enquanto durar o período de aulas remotas.

Inscrições

Os estudantes do IFRN interessados em receber os auxílios devem efetuar as inscrições exclusivamente por do Suap, no sítio https://suap.ifrn.edu.br. Para isso, é necessário responder ao questionário de inscrição, anexar a documentação solicitada e preencher ou atualizar o formulário de caracterização socioeconômica.

As inscrições poderão ser realizadas de 18 a 28 de maio de 2021. No ato de inscrição, devem ser anexados, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

·         Comprovante de Residência atual; e

·         Documentos que comprovem a renda de cada membro familiar.

Vagas ofertadas

Para o campus Parelhas, serão ofertados neste edital os seguintes quantitativos de vagas:

·         AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇO DE INTERNET – 13 vagas;

·         AUXÍLIO FINANCEIRO PARA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVO ELETRÔNICO – 33 vagas;

·         AUXÍLIO PARA MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO – 03 vagas.

**Esse quantitativo pode sofrer alterações, mediante dotação orçamentária disponível

Seleção e resultados

A seleção dos solicitantes ocorrerá por meio de análise socioeconômica, tendo por base as informações do perfil dos estudantes disponíveis no Suap, nos formulários de caracterização socioeconômica e na documentação apresentada. Os resultados serão divulgados no Portal do campus Parelhas no dia 07 de junho de 2021.

Orientações e dúvidas

Em situações de dúvidas ou demais orientações que se fizerem necessárias, os(as) estudantes podem acessar os seguintes canais de comunicação:

Plantões de orientações: De segunda a sexta-feira – 08:00h às 17:00h, através do WhatsApp do Serviço Social do Campus Parelhas (84) 98881-9983 ou pelo e-mail: auxiliodigital.paas@ifrn.edu.br ;

Atendimento presencial: para estudantes que não disponham de recursos informacionais (internet, computador etc.) - 26, 27 e 28 de maio de 2021, das 08:00h às 12:00h (Por agendamento no WhatsApp).

Edital N° 05/2021 - Auxílios e Ações Emergenciais de Assistência Estudantil no contexto do Ensino Remoto - Retificado

Tutorial de Inscrições

Termo de Compromisso