Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Exame de seleção

Divulgada a lista de candidatos convocados para aferição de heteroidentificação

Foi divulgada também a lista com local, data e hora da aferição por candidato

Publicada em 20/01/2023 Atualizada há 12 meses

A Coordenação de Acesso Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cadis/IFRN) divulgou a lista de candidatos convocados para aferição de heteroidentificação, seguindo o cronograma do processo seletivo do Exame de Seleção 2023, regido pelo Edital nº 40/2022

Nesta sexta (20), também foi divulgada a lista informando local, data e hora para a aferição de heteroidentificação dos candidatos

Heteroidentificação 

A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, será confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas. A operação ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN). 

Conforme indicado no Edital, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se refere à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorrerá, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. Esse processo seguirá ritos específicos, descritos no documento. Entre eles: o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VIII e IX do Edital. 

Agendada para acontecer entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro de 2023, cada participante – perante a Comissão Local de Heteroidentificação deverá realizar os seguintes procedimentos:

• Se posicionar de frente para a câmera;
• Responder aos seguintes questionamentos: “Você confirma a sua autodeclaração como candidato preto ou pardo?”;
• “Você autoriza a gravação em vídeo e uso das imagens do procedimento de heteroidentificação pelo IFRN?”;
• Mostrar o dorso de ambas as mãos para a câmera, conforme for orientado;
• Fazer os movimentos para visualização dos perfis de seu rosto, conforme for orientado; e
• Assinar declaração de comparecimento. Para segurança e integridade do procedimento, todo o processo de aferição será gravado e as imagens permanecerão sob a guarda do IFRN.

Em caso de dúvidas, o candidato ou candidata poderá consultar o Edital do processo seletivo ou entrar em contato pelo e-mail: inscricoesifrn@funcern.br; ou por mensagem, através do número de WhatsApp: (84) 99670-5522.

Acesse:

Lista de candidatos convocados para aferição de heteroidentificação

Lista informando local, data e hora para aferição da heteroidentificação

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas