ENEM

“Guia do Estrategista Enem”: professor do IFRN lança livro sobre método de estudo que inclui até ‘técnicas de chute’

O professor do IFRN - Campus Avançado Parelhas, Rafael Moraes, é um dos autores do “Guia do Estrategista Enem”,

Publicada em 03/03/2021 Atualizada há 1 ano

O professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Parelhas, Rafael Moraes, é um dos autores do “Guia do Estrategista Enem”, uma publicação lançada em janeiro/2021, que tem o objetivo de fornecer um roteiro completo aos candidatos, incluindo a escolha do material e do método de estudo também comportamentos e ações que turbinam o aprendizado. O livro contempla todas as fases de preparação, alcançando estudantes que estão no início e também na etapa final, que é o exame.

Rafael Moraes — que também ministra palestras e auxilia estudantes gratuitamente a melhorarem suas técnicas e hábitos de estudo — conta como ele e Ricardo Scholz construíram o guia. “Estava debatendo sobre esse problema com meu amigo de muitos anos, Ricardo Scholz. Ele estava me dizendo que o mais importante não é estudar muito, mas estudar bem. E aí, surgiu a ideia de estruturarmos num livro tudo aquilo que consideramos mais fundamental para os alunos que irão concorrer às vagas do Enem”, explicou.

Os autores passaram os últimos anos observando os hábitos dos estudantes e identificam os principais obstáculos que os impedem de chegar à aprovação e, principalmente, mostram como superá-los. Segundo eles, o livro tem como principal objetivo ensinar a estudar de maneira estratégica para o Enem, maximizando as chances de aprovação rápida no curso e universidade escolhidos pelos estudantes.

Ricardo Scholz, que tem uma bem-sucedida experiência em concursos públicos e é servidor do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6/PE), destaca que o livro tem uma linguagem objetiva, indo direto aos pontos fundamentais. “A gente ensina um método diferenciado de estudo para o Enem, que é orientado sempre ao resultado, pois o foco principal é a aprovação. Assim, aprender será uma consequência do caminho percorrido. Além do método, nós também tratamos de questões fundamentais que podem afetar diretamente o desempenho dos estudantes, mas muitas vezes são negligenciadas”, lembra.

Princípios e técnicas

Em resumo, o “Guia do Estrategista Enem” dá dicas de como criar o hábito de estudar e como usar técnicas diferenciadas para que os assuntos estudados hoje estejam disponíveis na memória no dia da prova. Além disso, Rafael e Ricardo mostram como turbinar o desempenho cuidando do corpo, por meio do sono, da alimentação e dos exercícios físicos. Eles também abordam o tema do uso excessivo das redes sociais, que compromete a capacidade dos estudantes de se manterem focados nos estudos, dando dicas de como assumir esse controle.

O livro também explica como funciona a pontuação do Enem e oferece modelos de tabelas para os estudantes acompanharem seu desempenho e planejarem seus ciclos de estudo com mais eficácia. Por último, traz dicas para o dia da prova, desde as mais gerais (como chegar cedo), até as mais específicas (sobre como escolher as questões a serem respondidas primeiro, como se beneficiar com as ‘técnicas de chute’ e como escrever a redação estrategicamente, por exemplo). Os autores disponibilizarão gratuitamente no site guiadoestrategista.com.br planilhas de acompanhamento e simulados.

Atualmente, o livro é distribuído em duas plataformas: como e-Book Kindle, na Amazon Brasil, e como livro impresso, na UICLAP. Entre a terça-feira, dia 30/03/2021, e o sábado, dia 03/04/2021, será disponibilizado o e-Book Kindle GRATUITAMENTE na Amazon Brasil.

SERVIÇO

Livro: Guia do Estrategista Enem - Como estudar para ser aprovado no curso que você quiser!

Autores: Ricardo Scholz e Rafael Moraes

Data de lançamento: Janeiro/2021