Projeto Divulgando leituras e conquistando leitores

O projeto teve inicio na ultima sexta-feira na Escola Estadual Djalma Marinho.

Publicada em 11/09/2013 Atualizada há 1 ano

Logomarca do projeto

No dia 6 de setembro de 2013 a professora de Língua Portuguesa Teresa Paula de Carvalho Leôncio realizou com 15 alunos do IFRN Nova Cruz (14 do subseqüente de Administração, Química e Informática, e 1 do Ensino Médio Integrado Informática) um projeto de letramento literário na Escola Djalma Marinho também de Nova Cruz (com uma turma de 6º ano e duas de 7º).

O objetivo desse trabalho é fazer com que os alunos sejam agentes de letramento, ou seja, promovam a leitura na comunidade como parte de uma interação que tem no texto e na apreciação literária um de seus focos. Outro objetivo é que, a partir das ações dos alunos, seja possível criar uma comunidade de leitores, que habitualmente possa se reunir e trocar ideias sobre a leitura, especialmente a literária. Nesta perspectiva, evidencia-se também o trabalho com os gêneros textuais cuja meta é que os alunos aprendam a fazer determinados textos em atuação num evento significativo e socialmente relevante. Exemplo disso é que o material de divulgação (folder e convite) foi produzido pelos próprios alunos com a orientação da professora.

Algumas obras literárias foram lidas e divulgadas, inclusive um poema de autoria de Marina Marques, aluna do curso de Administração, 1º período subseqüente, IFRN, Nova Cruz.

O evento foi avaliado por todos como gratificante. A comunidade do Djalma interagiu e demonstrou muito interesse de que o grupo retorne para uma nova fase do projeto. O compromisso foi selado e o grupo deixou, não só a lembrança de um momento diferente, rico em interação, como a convicção de que essas ações estão só no começo.

O importante nesse projeto é a valorização da leitura enquanto meio de transformação, além do lazer e entretenimento que ela proporciona. Conhecer alguém que lê é ter a oportunidade de alimentar o hábito e pegar gosto pela leitura.

Fotos do 1° Encontro

Folder do Projeto