PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E CIDADANIA

ProITEC: inscrições seguem abertas até o dia 16 de junho

Resultado do requerimento de isenção foi publicado. Em caso de solicitação indeferida, pagamento da taxa deve ser feito até 17/06

Publicada em 15/06/2022 Atualizada há 1 ano

Seguem abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2022. Estudantes que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e que tenham cursado todas as séries/anos anteriores (ou cursado todo Ensino Fundamental) em escolas da rede pública de ensino podem se inscrever até a quinta-feira, 16 de junho.

Segundo o Edital nº 19/2022 da Pró-Reitoria de Ensino do instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN), a ação deve ser realizada, exclusivamente, de forma on-line, na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern). Não há limite no número de vagas, e os candidatos com inscrição homologadas receberão, como material didático, um livro para subsidiar os estudos.

Presencialmente, no dia previsto no cronograma, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação para homologação de sua inscrição:

• Uma foto 3x4 recente;
  • Documento de identificação (fotocópia e original);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original);
  • Certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original), conforme modelo no Anexo III do Edital; e
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original).
  • Resultado de requerimento de isenção e pagamento da taxa de inscrição

Na última segunda-feira (13), foi divulgado o resultado do requerimento de isenção para a inscrição no ProITEC 2022. Para conferir o resultado, o candidato deve acessar a Área do Candidato, na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).

Caso a solicitação de isenção não tenha sido deferida, o estudante deve realizar o pagamento do boleto da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00, até a próxima sexta-feira (17).

O que é o ProITEC

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertado na modalidade de Educação a Distância, pelo Campus Natal-Zona Leste. O curso contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, com carga-horária total de 160h.

A ação tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem de estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais do Rio Grande do Norte. O ProITEC funciona, também, como uma preparação para o Exame de Seleção do IFRN, processo seletivo que dá entrada para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Quem estudou com o material didático do ProiTEC e assim ingressou em um curso técnico integrado do IFRN foi o estudante Antonio Weslley, de 17 anos, que está no segundo ano do curso de Informática, no Campus Ipanguaçu. Embora o estudante não tenha chegado a realizar a prova do ProITEC, ele conta que continuou a utilizar os livros fornecidos pelo Instituto para estudar, o que, segundo ele, foi “uma ajuda e tanto para a prova do IF”.

Acesse:

Página da Funcern