Diálogo escolar
Palestra orienta jovens sobre gravidez na adolescência e métodos contraceptivos
Realizada na última quarta (15), ação reuniu profissionais da saúde e estudantes do Campus Nova Cruz
Publicada por Ana Lima em 16/10/2025 ― Atualizada em 16 de Outubro de 2025 às 15:37
Na última quarta-feira (15), o auditório do Campus Nova Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi palco da palestra “gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”. A ação educativa, idealizada pela professora de biologia Danyelle Alves e promovida pela Coordenação de Assuntos Estudantis (Coaes), foi parte da programação de aulas dos estudantes durante o dia. A atividade, conduzida pelo médico a unidade, o servidor Matheus Cardoso, teve como público-alvo as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, sendo aberta também aos demais estudantes interessados.
O encontro, realizado nos turnos matutino e vespertino, teve como objetivo promover a conscientização sobre saúde sexual e reprodutiva, ampliando o diálogo sobre temas muitas vezes cercados de tabus. Durante a palestra, foram abordados tópicos como os principais métodos contraceptivos, as formas de prevenção das ISTs e as implicações físicas, emocionais e sociais da gravidez na adolescência.

Para Danyelle Alves, a escola constitui um espaço importante para o diálogo acolhedor e seguro acerca da temática da sexualidade. "Falar sobre esse tema de forma esclarecedora no ambiente escolar contribui para a promoção de saúde e autocuidado. Além disso, sabemos que existem muitos tabus que precisam ser desmistificados, reduzindo a propagação de informações errôneas que podem afetar o bem-estar dos alunos. Tais tabus também reforçam violências e desigualdades em nossa sociedade. Tal ação visa adicionalmente fortalecer a autonomia e responsabilidade dos jovens acerca das escolhas sobre o seu corpo e suas relações", explicou a docente.
Assim, discutir essas questões no ambiente escolar é fundamental para fortalecer a formação integral dos estudantes, oferecendo informações seguras e baseadas em evidências científicas. A escola, como espaço de aprendizagem e convivência, desempenha papel essencial na promoção da saúde, do respeito e da responsabilidade nas relações interpessoais. Ações como essa reforçam o compromisso do IFRN com uma educação que ultrapassa os limites da sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e preparados para fazer escolhas informadas sobre seu corpo e sua saúde.
