O Campus Nova Cruz está produzindo álcool em gel e sabão ecológico

O IFRN Campus nova cruz está engajado no combate à covid-19

Publicada em 24/03/2020 Atualizada há 1 ano

Servidores fazem álcool em gel nos laboratórios do Campus Nova Cruz

O Campus Nova Cruz do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte preocupado com a carência de materiais esterilizantes como álcool em gel e sabão, que são fundamentais na prevenção e no combate ao avanço da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tomou a iniciativa de produzir em seus laboratórios álcool em gel na graduação recomenda pelo Ministério da Saúde,  70 INPM,  e sabão ecológico, que é produzido a partir de óleo reciclado.

O projeto é uma iniciativa pró-ativa de docentes e técnicos da área de química do Campus Nova Cruz e está sob a liderança dos servidores Allan Nilson de Sousa Dantas, Arnaldo Ivo da Silva Aquino e Djeson Mateus Alves da Costa.

Na atualidade, a produção de álcool em gel com garantia de qualidade é em escala de bancada mas está em expansão e tem como objetivo processar 1000L de etanol. Porém, o projeto está enfrentando algumas dificuldades. A pequena quantidade de reagentes disponíveis não são suficientes para produzir uma quantidade muito significativa de álcool em gel e sabão ecológico e por isso o IFRN Campus Nova Cruz está buscando parceiros como usinas e outros fornecedores que possam doar insumos como etanol de elevada graduação e outros materiais como carbopol, óleo de cozinha usado e hidróxido de sódio, por exemplo.

Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Cruz já foi firmada e toda a produção inicial será doada para o batalhão de Polícia Militar do município.

Para que mais instituições sejam atendidas, seja um parceiro do nosso Campus. Para formação de parcerias e doações de materiais citados, entre em contato através dos e-mails gabin.nc@ifrn.edu.br ou coex.nc@ifrn.edu.br.

extensao
servidores