Evento
IFRN promoveu III Simpósio de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O encontro discutiu desafios e perspectivas da TI na era da IA e assegurou inovação e empreendedorismo com o desafio iNova Cruz
Publicada por Ana Lima em 06/02/2025 ― Atualizada em 6 de Fevereiro de 2025 às 09:52
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Nova Cruz realiza nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2025 o III Simpósio de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (III SiTADS), com o objetivo de promover o debate sobre as novas tendências e desafios da Tecnologia da Informação (T.I.) na região. O evento, que aconteceu nas dependências do Campus, visa discutir o impacto das novas tecnologias no campo da Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase nos avanços da inteligência artificial (IA) e no crescente número de cibercrimes.
Com o tema "Perspectivas e Desafios para a Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Era da IA e dos Cibercrimes", o simpósio foi um espaço rico para a troca de conhecimentos. As atividades do evento incluíram palestras, mesas redondas, minicursos e o inovador projeto iNova Cruz, voltado para o desafio e resolução de problemas no campo da T.I.
O III SiTADS teve como principal objetivo fomentar o avanço da T.I. no município de Nova Cruz e nas cidades circunvizinhas, o evento contou com a presença de especialistas para discutir temas relevantes para a formação e atuação de profissionais da área. Além disso, o encontro ofereceu uma excelente oportunidade para os participantes se atualizarem sobre as inovações tecnológicas e os novos rumos da profissão em um cenário global de constante transformação.
Uma das grandes atrações do III SiTADS foi o iNova Cruz, uma iniciativa inovadora que une criatividade, tecnologia e empreendedorismo, visando transformar ideias em soluções práticas e sustentáveis, promovendo o protagonismo dos estudantes do Campus e estimulando o desenvolvimento local para enfrentar desafios reais do contexto regional, com um foco especial no agronegócio. Durante duas semanas, as equipes participantes tiveram acesso a mentorias gravadas com especialistas da área. No Desafio iNova Cruz, os participantes foram desafiados a criar soluções inovadoras, apresentando um plano de negócio simplificado, uma prototipação visual e uma solução executável que demonstre a aplicabilidade das suas ideias. Mais do que uma competição o evento foi uma valiosa oportunidade de aprendizado prático.