FESTIVAL DE MÚSICA

Equipe multicampi realiza festival de música autoral em 2022

Festival Conexões reúne estudantes e servidores com educação, música e cultura

Publicada em 15/12/2021 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, em 2022, o ‘Festival Conexões: A Música Autoral do IFRN’. Como um desdobramento do 'Projeto Conexões', a ação é destinada aos estudantes do Instituto e tem o objetivo de articular a cultura e a educação.

Além de promover o desenvolvimento musical dos discentes, o evento visa mostrar a importância da valorização das produções artísticas dos estudantes. A realização do Festival está prevista para o ano de 2022, e alunos e alunas de todos os campi do Instituto poderão participar.

Dinâmica

Como explica o professor Valdier Ribeiro, coordenador-geral do 'Projeto Conexões' e um dos organizadores do evento, cada participante poderá apresentar uma única canção autoral e, a partir das classificações, haverá o avanço nas etapas do Festival. Professor de Música do Campus Natal - Central, Ribeiro acredita que, além de vivenciar relações interdisciplinares, os estudantes "terão um forte estímulo à composição. Muitas pessoas tocam algum instrumento, mas nunca compuseram. O próprio festival será uma motivação para o início dessa perspectiva”, comentou.

O Festival Conexões será composto por três fases eliminatórias. A primeira será conduzida pela equipe local de cada Campus e haverá premiação para o primeiro colocado. A segunda estará sob a responsabilidade da Comissão Geral do evento, havendo, também, entrega de prêmio para a primeira colocação. Já a última etapa ocorrerá de forma presencial, com premiação para os três primeiros colocados, no Campus Currais Novos. A fase final será, ainda, transmitida remotamente, integrando a programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex), prevista para outubro de 2022.

Elaboração do Edital

A comissão organizadora, composta por servidores de vários campi do IFRN, em sua maioria professores de Arte, está elaborando o Edital, a ser publicado no primeiro trimestre de 2022, bem como o mapeamento de necessidades e construção da identidade visual e sonora do Festival. Segundo a comissão, a expectativa é que o Festival envolva a comunidade escolar e aconteça anualmente, promovendo a divulgação dos ganhadores, da cultura e das músicas produzidas.