extensão

DIVULGANDO LEITURAS CONQUISTANDO LEITORES

Os alunos do IFRN - Nova Cruz expandem suas ações como agentes de letramento literário na comunidade Canto do Papagaio em Macau/RN

Publicada em 29/11/2013 Atualizada há 1 ano

Na Escola Municipal Canto do Papagaio, Unidade 4, Macau-RN.

O projeto DIVULGANDO LEITURAS CONQUISTANDO LEITORES tem alçado voos incríveis ao divulgar a leitura literária. Fruto da interação entre a professora Teresa Paula de Carvalho Leôncio e seus alunos dos cursos de Administração, Química e Informática, modalidade subsequente (2013.1), o projeto tem por principal objetivo transformar os alunos em AGENTES DE LETRAMENTO LITERÁRIO e tem por estratégia divulgar as leituras nas escolas das comunidades relacionadas ao contexto dos alunos.

Por essa lógica, foi possível a aproximação com a Escola Estadual Djalma Marinho, em Nova Cruz, devido às histórias de afeição que Marina Marques e Larissa Amaral, alunas de Administração, têm com aquele ambiente escolar; bem como foi possível atuar na Escola Municipal Canto do Papagaio, Unidade 4, em Macau-RN, devido à aproximação e contato direto de Erilaine Caroline, aluna de Recursos Pesqueiros, com o grupo de educadoras daquela comunidade.

Já realizamos quatro encontros no Djalma e um no Canto do Papagaio e a proposta é expandir mais e mais o projeto.  Os alunos colaboradores estão motivados e relatam com empolgação as experiências vividas. É o que se observa pelo depoimento de Rodolfo Emanoel, aluno de Química, IFRN, Nova Cruz:

E peço a cada integrante: vamos persistir, mesmo que seja difícil, pois tudo com dificuldade vale a pena... Muitos disseram pra mim "Por que você está neste projeto? Não ganha nada! Só como voluntário! Arrumando mais coisas pra ter trabalho! Se eu fosse você, já tinha saído. Esse negócio de voluntário em projeto não dá certo não!" Sempre respondi com clareza: “Tá certo, até respeito sua opinião! Mas estou aqui porque gosto!!! Não por obrigação!!! É algo que gosto de fazer!”

Veja aqui galeria de fotos dos encontros