Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Desenvolvimento territorial e inovação: X Simpósio de Administração do IFRN promove debates no Agreste Potiguar

Ação ocorreu reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área de Administração no Campus Nova Cruz

Publicada por Ana Lima em 25/09/2025 Atualizada em 25 de Setembro de 2025 às 14:05

O Campus Nova Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) reuniu, na última quarta-feira (24), pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir inovação e governança no X Simpósio de Administração do IFRN (Simpadif). A ação, realizada pelo Campus, lotou o auditório e contou com palestrantes da região Seridó do Rio Grande do Norte e do Ecossistema Local de Inovação do Sebrae/RN.

10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Myrtthes Almeida
10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Myrtthes Almeida

O coordenador da ação, professor Elton Moura, destacou a edição comemorativa de uma década como marco do sucesso do evento. "Com dez edições realizadas, o Simpadif reafirma-se como um espaço de construção coletiva do saber, que contribui tanto para a formação de administradores mais preparados quanto para o desenvolvimento da comunidade em geral", declarou. Além de proporcionar o debate entre profissionais da área, o evento também se associou às comemorações dos 60 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil.

Para o estudante do Curso Técnico Subsequente em Administração, Ezequiel Paixão, o X Simpadif representou uma oportunidade de grande aprendizado. "O simpósio foi excelente para incrementar minha vida acadêmica enquanto aluno da área. Esta foi a minha primeira vez participando do Simpadif e já estou ansioso pelos próximos", contou Ezequiel.

Grupo musical marcou a abertura do evento

A programação da manhã teve início com a apresentação cultural da banda Sala 108. O grupo, composto por estudantes do Campus Nova Cruz, representa uma importante forma de expressão e revela o potencial da música na transformação da vida dos jovens. A banda, formada por Iasmim Pâmela, Gabriel Meireles, Eliabe Henrique, Ivanildo Moraes, Daniel Berg, Luan Marinho e Ezequiel Paixão, animou o início do simpósio com canções de grupos da música brasileira, como Los Hermanos e Natiruts.

10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Pedro Esacson
10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Pedro Esacson

Na sequência, foi declarada a abertura do evento pelo diretor-geral Allan Nilson. Em sua fala, o gestor destacou a realização do X Simpadif dentro da celebração dos 15 anos do Campus Nova Cruz e, também, a importância da temática do evento para o desenvolvimento territorial. "Aqui, nós temos estudantes de diferentes localidades e com um grande potencial de desenvolvimento para suas cidades. Esse é o papel dos agentes de desenvolvimento e inovação e, cada um de vocês, estudantes do IFRN, tem um papel importantíssimo no avanço e na transformação dos seus bairros, cidades e da região Agreste. Isso, instrumentalizado pela educação de qualidade ofertada no nosso Campus", declarou o diretor.

Ainda na abertura do evento, Willame Santos, diretor acadêmico da unidade, desejou as boas-vindas e parabenizou o curso de Administração, cuja regulamentação da profissão completa 60 anos em 2025. "O que torna nosso curso diferente é justamente momentos como este: nos quais vocês saem das salas de aula para dialogar com profissionais e agentes que vivem a prática do mundo do trabalho e vêm compartilhar com vocês", completou. Por fim, Elton Moura reforçou a importância da Administração para o desenvolvimento do território e para a transformação do nosso país.

Inovação em Currais Novos como motor de desenvolvimento territorial

Iniciando a primeira palestra da manhã, Mattson Ranier abordou os projetos que vêm sendo construídos no Seridó Potiguar nos últimos três anos. Em sua explanação, trouxe exemplos da América Latina, de outras regiões do Brasil e de Currais Novos/RN para falar sobre transformação social, econômica, urbana e sustentável. O palestrante apresentou o Ecossistema Local de Inovação do Sebrae/RN, destacou o papel do Centro de Tecnologia Mineral e falou da importância da articulação entre agentes públicos e privados para o sucesso dos projetos. "Nossa missão deve ser a de transformar a inovação em um pilar do desenvolvimento. Devemos buscar uma visão de futuro compartilhada, para atingir a transformação coletiva", destacou o profissional.

10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Myrtthes Almeida
10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Myrtthes Almeida

Na sequência, Odon Oliveira S. Júnior, ex-prefeito do município de Currais Novos e presidente do Consórcio do Geoparque Seridó, apresentou como ações criativas e parcerias estratégicas têm contribuído para a transformação social e econômica da cidade. "O que sempre me motivou no debate público foi perceber a desigualdade social que vivemos", afirmou o palestrante.

10º Simpósio de Administração do Campus Nova Cruz / Foto: Myrtthes Almeida
10º Simpósio de Administração do Campus Nova Cruz / Foto: Myrtthes Almeida

Tecnologia e gestão pública como pilares da inovação

A programação da tarde, recepcionada pela apresentação cultural da banda Sala 108, teve início com a palestra de Rogério Ferreira. Em sua fala, Rogério, que atua como agente local de inovação, abordou a temática das transformações e da governança no contexto dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) do Sebrae. "No ecossistema, fazemos um trabalho colaborativo na perspectiva de crescimento conjunto", explicou. Além de apresentar o funcionamento dos ELIs, tratou, em sua explanação, dos elementos fundamentais da governança e apresentou iniciativas do Sebrae para o fomento de ideias em diferentes localidades, como os eventos Startup Day e Start Ideas.

10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Pedro Esacson
10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Pedro Esacson

Na sequência, a palestra guiada pelo consultor Marcelo Bandiera discorreu sobre aspectos essenciais do empreendedorismo e suas tendências atuais. O momento abordou a automatização de funções e as perspectivas para o futuro. "Em um contexto de automatização crescente, mais importante do que saber fazer é entender como se dá a aplicação da teoria", reforçou Marcelo.

10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Pedro Esacson
10º Simpósio de Administração do IFRN / Foto: Pedro Esacson

Encerrando um dia repleto de trocas de experiências, reflexões e aprendizados, o X Simpósio de Administração do IFRN reafirmou seu papel como um espaço estratégico para o fortalecimento da Administração enquanto campo de conhecimento, prática profissional e instrumento de transformação social. Ao reunir diferentes vozes, o evento promoveu uma conexão entre teoria e prática, evidenciando a importância da inovação e da gestão eficiente para o desenvolvimento territorial sustentável. A décima edição deixa como legado não apenas o conhecimento compartilhado, mas também o compromisso renovado com uma formação cidadã, crítica e voltada para os desafios contemporâneos.

Confira registros do evento

Palavras-chave:
Administração X Simpadif Simpadif