SÉRIE: GRADUAÇÃO NO IFRN

Conheça o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

Oferta, do Campus Nova Cruz, contribui para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Curso é ofertado em formato presencial

Por Eduardo Fernandes

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte sempre esteve à frente nas perspectivas profissionais para cada especificidade das regiões do estado. Prova disso é a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, na modalidade presencial, do Campus Nova Cruz, “por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando, por meio de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de impulsionar a formação humana e o desenvolvimento econômico da região articulado aos processos de democratização e justiça social”, como traz o Projeto Pedagógico do curso.

Em especial, a indústria petrolífera é de fundamental importância para a economia do Rio Grande do Norte, uma vez que o estado é o maior produtor nacional de petróleo em terra e o segundo maior produtor de petróleo em águas, além de possuir três unidades de processamento de gás natural.

Atualmente com 100 alunos matriculados, o curso tem como objetivo geral formar profissionais aptos a atuar nas indústrias química, petroquímica, eletroquímica, farmacêutica, alimentícia, mineradora e de produção de insumos. No total, são 3925 horas/aula, contemplando teoria e prática.

Para o coordenador do Curso, o professor Saulo Henrique, essa oferta vem rendendo frutos na pesquisa e no mercado de trabalho. “Além de formar profissionais completos e diversificados, também formamos pesquisadores nas diversas áreas de conhecimento. Durante o curso, nossos alunos têm contato com vários laboratórios de química e de processos, além das usinas de biodiesel, saneantes e de álcool. Esses profissionais podem trabalhar e inovar nas indústrias do RN”, destaca.

Esses frutos vêm sendo colhidos por estudantes como Eliane Soares, que atualmente é egressa do curso e já atua no mercado de trabalho e avalia a importância do curso na sua vida profissional e pessoal. “Eu consegui amadurecer muito durante a minha experiência com o IFRN. Atualmente trabalho numa empresa fabricante de álcool e outros insumos químicos e aplico na prática conhecimentos que aprendi na sala de aula agora”, explica.

Para mais informações sobre o curso, acesse: Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos