Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SERVIÇO PÚBLICO

Comissão de Ética alerta sobre conduta em redes sociais

Entendimento é que as imagens pessoal e profissional não estão desvinculadas

Publicada em 19/08/2020 Atualizada há 12 meses

Orientações vêm sendo emitidas por uma série de boletins intitulados "Minuto da Ética"

A Rede de Ética do Poder Executivo Federal divulgou no último sábado (15) a segunda edição do boletim Minuto da Ética. De acordo com o informativo, a liberdade de manifestação de pensamento e de expressão não são direitos irrestritos. Por isso, é preciso ter zelo pelo que se diz e pelo que se publica em redes sociais.


No caso de servidores públicos federais, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, entre seus direitos e deveres, estabelece que “princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele”.


O servidor Alberto Medeiros, membro da Comissão de Ética, explica que ao mesmo tempo que a tecnologia diminui as distâncias e aproxima as pessoas, é preciso ter muito cuidado com o uso das ferramentas. “Hoje em dia é impossível desvincular as nossas imagens pessoal e profissional. Observamos, nos últimos anos, um aumento considerável de denúncias e reclamações que chegaram à Comissão, relacionadas a problemas de condutas em redes sociais.”, afirma.


Alberto alerta ainda para a importância de realização de campanhas de conscientização. “Estamos planejando realizar trabalhos em conjunto com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria e com as coordenações de comunicação dos campi nesse sentido. Fazemos parte de uma instituição de educação, portanto, entendemos que campanhas educativas são fundamentais e com elas esperamos obter bons resultados”, avalia.


Reestruturação da Comissão de Ética

A Comissão de Ética do IFRN é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento do Código de Ética do Servidor Público Civil, educando, orientando e aconselhando os agentes públicos (servidores, terceirizados, prestadores de serviço e estagiários) sobre o padrão de conduta ética e disciplinar. Atua de forma consultiva, preventiva, conciliadora e, apenas em última instância, repressiva.


Atualmente, a Comissão está passando por uma fase de reestruturação, com a indicação e posse de novos membros, assim como por meio da escolha de um novo presidente. A proposta é que a partir de agora os boletins e informativos da Rede de Ética do Poder Executivo Federal sejam divulgados para todos os servidores do IFRN pelo portal e pela lista de e-mail institucional.


A Comissão de Ética do IFRN integra o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto Nº 6.029/2007, coordenado pela Comissão de Ética Pública – CEP, criada no Decreto de 26 de Maio de 1999.


Acesse:

Boletim Minuto da Ética - nº 02

Página da Comissão de Ética do IFRN