CLUBE DE CIÊNCIAS

CLUBE DE CIÊNCIAS DO IFRN DE NOVA CRUZ SE REUNE COM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO

O primeiro evento do clube ocorrerá na Quarta Feira (15/09/2021)

Publicada em 10/09/2021 Atualizada há 1 ano

O clube de Ciências de Nova Cruz é um projeto de extensão que visa promover uma rede de compartilhamento com projetos e trabalhos realizados por professores e alunos da rede pública de Nova Cruz e cidades da região. Desta forma, os envolvidos que estiverem fazendo, por exemplo, projetos no município de Montanhas - RN, poderão divulgar seus trabalhos no Clube de Ciências e alcançar todas as outras escolas da região agreste. Como consequência, ampliará o compartilhamento e reconhecimento dos trabalhos, antes restrito aos muros da escola. Além disso, o clube promoverá eventos científicos de palestras, mostras e eventos científicos em geral, nos quais as escolas participarão com seus trabalhos já divulgados pelo Clube.

Tendo como intuito iniciar a rede de compartilhamento, foi realizado ontem (9) um evento com mais de 20 escolas públicas municipais e estaduais da região para compreender a ideia e dar início ao planejamento e execução dos objetivos da iniciativa. Entre as instituições presentes estavam escolas dos municípios de: Montanhas, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Varzea, Espirito Santo, Brejinho, Nova Cruz, Passagem, Lagoa D’anta, Passagem e Santo Antônio do Salto da Onça. Como também, diretores, coordenadores e professores do IFRN e das escolas presentes e participação de alunos voluntários do Clube.

No momento foi acordado que cada instituição tenha um representante no Clube de Ciências para intermediar a divulgação e inserção de alunos e professores da sua escola na rede de compartilhamento. O instagram (@ccifrnnovacruz) será uma das principais plataformas de comunicação no processo.

Na próxima semana, o Clube de Ciências de Nova Cruz promoverá o primeiro evento, uma palestra intitulada “A CRIPTOGRAFIA E O ENIGMA QUÂNTICO”, abordando um breve histórico da criptografia, assim como o tipo e nível de segurança implementados na internet e comércio digital atual. Ainda, serão abordados os conceitos basilares da mecânica quântica e como essa segurança se torna enfraquecida. O evento será ministrado pelo professor Dr. Messias Vilbert de Souza Santos.

Registro da Reunião

extensao