Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Ciclo de estudo "Vozes amefricanas: lendo Lélia Gonzalez" convida comunidade a refletir sobre raça e gênero

Ação promovida pelo Nugedi e Neabi do Campus Nova Cruz será desenvolvida em três encontros presenciais

Publicada por Ana Lima em 13/10/2025 Atualizada em 13 de Outubro de 2025 às 11:46

De 20 de outubro a 5 de novembro, o Campus Nova Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) receberá o ciclo de estudos “Vozes amefricanas: lendo Lélia Gonzalez”, uma iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Nugedi) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). A ação, estruturada em três encontros, ocorrerá na sala de videoconferência da unidade. As inscrições estão abertas até 4 de novembro e podem ser realizadas por meio do módulo de eventos do Suap.

Voltada a servidores e estudantes, a ação propõe um espaço de leitura e diálogo sobre o pensamento de Lélia Gonzalez, intelectual e militante central para o feminismo negro e para a compreensão das identidades afro-latino-americanas. O ciclo tem como propósito refletir sobre amefricanidade, racismo, gênero, cultura e ancestralidade, a partir da obra de Lélia Gonzalez.

Programação dos encontros

A atividade será desenvolvida em três encontros presenciais nos dias 20, 28 de outubro e 5 de novembro, nos quais serão discutidos textos selecionados de Lélia Gonzalez. O objetivo é de que cada sessão funcione como um círculo de leitura, conversa e atividades práticas, promovendo reflexões de forma coletiva e crítica.
Durante o ciclo formativo, os participantes terão acesso a materiais de apoio, incluindo textos e referências complementares disponibilizados pelos núcleos organizadores, de modo a enriquecer o debate e ampliar as perspectivas sobre a obra da autora.

Sobre Lélia Gonzalez

Lélia de Almeida Gonzalez (1935–1994) foi uma das intelectuais mais importantes do Brasil no século XX. Filósofa, antropóloga, professora e militante, dedicou sua trajetória a compreender e denunciar as estruturas do racismo e do sexismo na sociedade brasileira, articulando pensamento acadêmico e ação política.

Programação completa e materiais complementares

Palavras-chave:
Neabi amefricano Ciclo de estudo Lélia Gonzalez Nugedi