Colação de Grau

Colaram grau concluintes do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

Publicada em 09/12/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Cerimônia aconteceu pela plataforma Google Meet

Na última quarta-feira (02), ocorreu a primeira Colação de Grau de forma virtual do campus Nova Cruz do IFRN, em sessão simples, por meio da ferramenta Google Meet, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, turmas 2019.2 e 2020.1. A cerimônia contou com a participação de cinco formandos; do Diretor-Geral pro tempore do campus, Allan Nilson de Sousa Dantas; do Diretor Acadêmico, Suervy Canuto de Oliveira Sousa; do Coordenador do curso, Regis Casimiro Leal; do professor Djeson Mateus Alves da Costa; e da equipe da Coordenação de Comunicação Social e Eventos. A solenidade ocorreu dessa maneira em virtude dos efeitos da pandemia do novo coronavírus e das medidas de segurança adotadas pela instituição.

Em discurso, o concluinte Aryandson da Silva resumiu esse momento em uma palavra: conseguimos. “É uma palavra que vem carregada de sentimentos, emoções, de muitas coisas. Pode parecer uma palavra simples, mas essa palavra para nós é carregada de poréns, de aprendizados, emoções e sentimentos [...]. Essa palavra vem trazendo uma mensagem: se apesar de tudo o que a gente passou, a gente conseguiu, a gente consegue qualquer coisa, com esforço, dedicação, várias batalhas que a gente vai enfrentar ao longo, mas a gente vai conseguir, em algum momento a gente vai conseguir de novo”, concluiu o formando.

O professor Djeson Costa felicitou todos os concluintes por mais um degrau da vida deles que conseguiram superar e, em meio a um discurso, citou uma frase de Cora Coralina para reforçar a fala do concluinte Aryandson da Silva: “Você não pode evitar que os problemas batam à sua porta, mas não há necessidade de oferecer-lhes uma cadeira para sentar.” O Coordenador do curso, professor Regis Casimiro, ainda reforçou a importância da continuidade dos estudos pelos formandos: “o IFRN Nova Cruz é a casa de vocês, sempre que possível visitem a casa de vocês, para conversar com os professores, visitem a biblioteca, não deixem de estudar, uma das principais dicas que posso dar, exerçam a profissão com zelo, carinho e responsabilidade.”

Ainda durante a cerimônia, o Diretor Acadêmico, professor Suervy Canuto, destacou a importância dessa conquista para os concluintes e a instituição: “A cada aluno que a gente consegue colar grau, a cada aluno que consegue concluir seu curso com êxito é de fato uma grande vitória para o IFRN.” O Diretor-Geral, professor Allan Nilson, encerrou a cerimônia parabenizando a todos os formandos, destacou o imenso prazer em participar desse momento marcante na vida deles, ressaltou que a jornada desses novos profissionais está apenas começando, que estão virando uma nova página na vida e iniciando outra. Desejou muito sucesso, reforçou que a instituição permanecerá de portas abertas, os professores estarão de braços abertos para acolher todos eles sempre que necessário.