APRESENTAÇÃO DE TCC

Campus Nova Cruz comemora primeira defesa de TCC do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A apresentação aconteceu de forma remota no dia 28 de dezembro de 2020

Publicada em 31/12/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Estudante e membros da banca avaliadora na apresentação do TCC

Na última segunda-feira (28/12), foi realizada a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudante do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS do Campus Nova Cruz, a sessão aconteceu às 09h30min, de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, onde contou com a presença virtual de estudantes, professores e comunidade externa.

O Coordenador do Curso, profº Lucas Vieira de Souza, destacou a importância desse momento para a instituição e toda comunidade acadêmica e lembrou um pouco da trajetória para implantação do curso no Campus e o início da primeira turma:

“Represento aqui não apenas a coordenação do curso de TADS/NC, mas todos meus colegas professores ao expressar em palavras nosso orgulho, alegria e satisfação por esse momento que representa um marco em nosso Campus. O trabalho para abrir o curso de TADS em Nova Cruz iniciou ainda em 2016, com toda preparação e organização necessária. No primeiro semestre letivo de 2017 tivemos os ingressos dos primeiros graduandos do curso e agora temos o primeiro trabalho de conclusão de curso defendido pelo Adelson, um estudante excelente que sempre buscou o conhecimento científico e tecnológico como opção pessoal e hoje tem a recompensa de ter tirado nota máxima em seu trabalho, que por sinal é primoroso. Todos nós professores, e estudantes também, claro, sofremos de certa forma neste ano de 2020 com o isolamento social e a pandemia, mas nunca deixamos de atender, de conversar nem de orientar nossos alunos, e nesse ponto também parabenizo o orientador do trabalho, o professor Rodrigo Leone. Embora tenha sido um período difícil, resistimos e sempre iremos em frente. Enfim, foram 7 semestres letivos de muita dedicação, aprendizagem, trabalho, inovação, extensão e pesquisa que é coroado com este momento. Que venham mais trabalhos como esse, que mais estudantes da nossa região do Agreste Potiguar venham estudar conosco e que nosso Instituto Federal continue realizando seu trabalho fundamental junto à sociedade, que precisa cada vez mais de educação de qualidade. Agradeço e parabenizo todos que fazem parte dessa família IFRN Campus Nova Cruz, pois o trabalho de cada um foi e sempre será fundamental.”

Dados do trabalho apresentado:

Estudante: Adelson de Oliveira Câmara da Cruz

Título: Sistema para Gerenciamento de Horários e Controle na Abertura dos Laboratórios do IFRN – Campus Nova Cruz

Resumo:

A automação vem ganhando destaque pela agilidade e facilidade no dia a dia de uma organização, substituindo atividades manuais por recursos computacionais, tornando o trabalho mais rápido e com menos chances de falhas do que executado por um humano. Esse projeto tem como objetivo desenvolver um sistema para o gerenciamento das solicitações de cada laboratório e seu controle de acesso a todos os usuários, como a elaboração de um mecanismo de abertura e fechamento das portas. Foi desenvolvido os sistemas Back-end, onde manipula e gerencia os dados; Front-end, no qual possui interfaces gráficas para o gerenciamento dos laboratórios; Mobile, responsável por enviar o comando de abrir ou fechar o laboratório e o sistema embarcado no hardware, que visa se comunicar com o Wireless Fidelity e o Message Queuing Telemetry Transport para controlar a abertura e fechamento do laboratório. Foi desenvolvido também o protótipo do hardware responsável pelo controle do mecanismo da porta. Após o desenvolvimento, foram realizados testes com êxito no sistema e protótipo. Com o projeto implantado no Campus, será dispensável o uso da chave dos laboratórios, sendo somente necessário apontar a câmera do celular para o Quick Response Code para utilizar o laboratório. Após diversas pesquisas, desenvolvimentos e testes para a concretização do projeto, foi observado que o objetivo de desenvolver um sistema para o gerenciamento das solicitações e o mecanismo de abertura e fechamento das portas foi alcançado.

Orientador: Profº Dr. Rodrigo Leone Alves

Membros da banca avaliadora:

• Profª Ma. Maria Jane de Queiroz
  • Profº Me. José de Anchieta Gomes dos Santos​

Algumas imagens da apresentação do trabalho:

extensao
pesquisa