FAKE NEWS
CAMPANHA COMUNITÁRIA CONTRA A DESINFORMAÇÃO
Estudantes produzem textos de conscientização sobre a temática.
Publicada em 30/08/2021 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O amplo acesso às redes sociais e a pouca educação de parte da população criaram um ambiente propício para a produção e a propagação das chamadas fake news (notícias falsas). Esse fenônemo tem levado desinformação às pessoas e causado prejuízos às sociedades no mundo inteiro, promovendo ataques a democracias, manipulação de eleições, questionamentos infundados à segurança das urnas eletrônicas, descredibilização da ciência e de instituições públicas, como o próprio IFRN e as universidades federais, enfim, rompendo a linha que separa a verdade da mentira, o fake do real.
Diante desse problema e com o objetivo de lançar uma contraposição a esses discursos, o professor Willame Sales, de Língua Portuguesa, lançou aos alunos a proposta de produção da campanha comunitária “IFRN Nova Cruz contra as fake news”. Assim, com base em pesquisas e orientações textuais, os estudantes produziram textos verbo-visuais ou áudio-verbo-visuais a serem publicados nas redes sociais do Campus.
O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio do setor de Comunicação Social e Eventos do Campus, é contribuir, enquanto instituição de ensino, para esclarecer e conscientizar as comunidades interna e externa, tornando-as mais críticas e preparadas para enfrentar esse processo de desinformação crescente em nosso meio.
Acompanhe as produções. Elas serão publicadas diariamente no Instagram do Campus: @ifrn.novacruz
- Palavras-chave:
- ensino