Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

empenho e cooperação

Articulação institucional reforça ações de enfrentamento à Covid-19

Estrutura do curso de Processos Químicos do Campus facilita produção de álcool e saneantes

Publicada em 13/04/2020 Atualizada há 12 meses

Millena Bezerra e Regis Cassimiro, do Campus Nova Cruz

Campus Nova Cruz do IFRN, com atividades iniciadas em 2009, possui como Eixo Tecnológico a Produção Industrial. Desde 2012, funcionam em suas instalações cursos na área: primeiro o Curso Técnico Integrado em Química e, depois, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos. Essa oferta elevou a unidade à potencial produtora de insumos indispensáveis ao enfrentamento da Covid-19, transmitida pelo coronavírus.

“A iniciativa de produção do álcool Gel 70% aqui no Campus tem sido uma grande oportunidade que temos tido de poder colaborar de alguma forma – e com o que a gente tem – diante do cenário de pandemia”. A fala de Telma Silva, técnica de laboratório no Campus Nova Cruz do IFRN, reflete o sentimento compartilhado por muitos servidores (efetivos e terceirizados) e estudantes que têm estado envolvidos nas ações de voluntariado nas 21 unidades do Instituto, além da Reitoria. Em Nova Cruz, a produção de álcool gel, sabão ecológico e outros saneantes, além de Telma, tem contado com a participação do professor Régis Casimiro, que coordena os cursos técnicos em Química, e de Henrique Jordon (secretário acadêmico no Campus), Arnaldo Ivo (também técnico de laboratório em Nova Cruz) e João Jácome (aluno do curso de Engenharia Agronômica da UFRN, voluntário na iniciativa). Há, ainda a colaboração dos servidores Djeson Mateus, que coordena a mini usina, e Allan Dantas, diretor acadêmico do Campus, todos envolvidos diretamente no processo de produção dos materiais. 

Instituições

Com parcerias, como a mantida com o Laboratório de Engenharia Bioquímica da UFRN, a equipe vem produzindo saneantes que são repassados a instituições de cunho social da cidade e também da região, além de órgãos da linha de frente ao combate à pandemia, como a Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Enquanto estamos esperando chegar o reforço à estrutura que já temos, alguns equipamentos foram cedidos pela UFRN, o que veio em ótimo momento, pois estamos conseguindo produzir atendendo à demanda de produção, que aumentou bastante”, sinalizou Telma.

Parte da estrutura citada por Telma, o Campus conta com uma mini usina de produção de saneantes. Segundo o professor Régis Casimiro, foi a partir de um pedido da comunidade que o grupo resolveu produzir álcool em gel:  “usando a mini usina que a gente tem aqui em Nova Cruz e os reagentes, ou seja, os ingredientes necessários para fazer a produção desse produto, tivemos a iniciativa de poder ajudar – de um modo mais efetivo – no combate ao coronavírus”, disse o coordenador.

Parcerias

Para continuar produzindo, o Campus vem contando com a doação de insumos como o óleo usado e hidróxido de sódio, além de etanol. O Restaurante Camarões, por exemplo, começou doando 150 litros de óleo de cozinha usado em uma de suas unidades. “O pessoal do curso de Processos Químicos aqui no Campus está muito empenhado, tentando ajudar de diversas formas, até mesmo contatando empresas para doação de etanol, para complementar o que produzimos aqui. Enfim, estamos mobilizados para dar, também desta maneira, retorno à sociedade, pois é ela que nos mantém enquanto Instituto, e dela somos parte, como cidadãos”, finalizou Telma. 

Para mais informações, contatos e doações, a equipe disponibilizou os e-mails gabin.nc@ifrn.edu.br ou coex.nc@ifrn.edu.br.