Secitex
Alunos e servidores do Campus Nova Cruz participam da 7ª Secitex do IFRN
Maior evento científico do IFRN contou com a apresentação de trabalhos em Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Extensão
Publicada por Ana Lima em 17/10/2025 ― Atualizada em 17 de Outubro de 2025 às 14:34
Realizada entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025, a 7ª Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) reuniu estudantes, servidores e a comunidade em torno da produção científica, tecnológica e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Considerado o maior evento acadêmico e científico da instituição, o encontro chegou à sua sétima edição com o propósito de aproximas a produção acadêmica da instituição para a comunidade e divulgar o impacto das ações desenvolvidas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão em todos os campi do Rio Grande do Norte.
Com uma programação diversificada e gratuita, a Secitex foi sediada no Campus Natal–Zona Norte do IFRN, contando com atividades também no Partage Norte Shopping, em Natal/RN. Durante os três dias de atividades, o público pôde acompanhar apresentações artísticas, palestras, oficinas, minicursos, mostras e trabalhos científicos de todas as unidades do Instituto.

O Campus Nova Cruz participou do evento com uma delegação formada por 26 estudantes, acompanhados por técnicos administrativos e professores da unidade. Os discentes apresentaram trabalhos em diferentes modalidades e eventos internos da Secitex, entre eles o Congresso de Iniciação Científica (Congic), a Mostra de Projetos de Ensino, a Mostra Tecnológica e o Simpósio de Extensão.
Congresso de Iniciação Científica
O Congresso de Iniciação Científica (Congic), um dos eventos internos da Secitex, teve como objetivo divulgar, incentivar e fomentar a pesquisa e a inovação científica entre estudantes do IFRN. Na edição de 2025, o evento contou com a apresentação de diversos trabalhos desenvolvidos por alunos do Campus Nova Cruz.
Entre as apresentações orais, realizadas no dia 15 de outubro, estiveram "A melancolia em Manuel Bandeira: um estudo freudiano do triste lirismo de “Lira dos Cinquent'Anos”, apresentada pela estudante Laiane Vitória e pelo professor Diego Cirne, e "Representações Sociais de Professores de Música: uma pesquisa realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte".

Já no dia 16 de outubro, foram realizadas as apresentações orais: "Explorando o Arduino Esplora: manual de criação de jogos retrô utilizando o Arduino", "Síntese e custo-benefício do carvão ativado a partir do bagaço do malte e aplicação em soluções aquosas de Cu (II) simuladas de efluentes industriais", pela professora Andrea Claudia e a aluna Erika Paixão, e "Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho: uma revisão sistemática da literatura". Já na modalidade pôster, entre 15 e 16 de outubro, foram expostos os trabalhos:
- Arduino Maker: produção de kit didático introdutório de robótica e automação;
- IFLipe: montagem de uma máquina arcade;
- Desenvolvimento de batom com aplicação de pigmentos naturais.
- Site educativo interativo para apoio à alfabetização de crianças no Ensino Fundamental I;
- Estudo bibliográfico sobre neuromarketing: análises de 2015 a 2024;
- O impacto do uso das mídias sociais como plataforma de trabalho digital: um estudo com empreendedores do Agreste potiguar.
Mostra de Projetos de Ensino
Na Mostra de Projetos de Ensino, evento que buscou evidenciar práticas pedagógicas inovadoras e promover o compartilhamento de saberes no âmbito institucional, foram apresentados três projetos na modalidade pôster pelos alunos do Campus Nova Cruz, entre eles:
- Robótica – introdução à prototipagem;
- Projeto TIM: Treinamento Intensivo de Matemática;
- Ciclo de palestras: mercado de trabalho e atuação do profissional da Química.

Mostra Tecnológica
Na sequência, a Mostra Tecnológica selecionou três trabalhos desenvolvidos por estudantes do Campus Nova Cruz. A Mostra realizou a exposição de propostas de caráter tecnológico inovador, desenvolvidas por servidores e estudantes. Entre os apresentados, estiveram:
- Defuse the Bomb 5: elaboração de atividade gamificada para resolução de problemas;
- Projeto Atlas II: desenvolvimento de um protótipo de sistema de detecção de gases com nariz eletrônico baseado em hardware aberto utilizado em monitoramento de fermentação alcoólica;
- Uso de resíduos em extração de óleos vegetais, produção de carvão ativado e confecção de cosméticos.
Simpósio de Extensão
Por fim, o Simpósio de Extensão, foi um espaço dedicado à apresentação de projetos e ações desenvolvidas por estudantes, servidores e colaboradores, com foco na integração entre o Instituto e a comunidade. Na categoria Mostra, o projeto “Mãos Limpas” foi apresentado como destaque das ações extensionistas do Campus.

Já na categoria pôster, Nova Cruz contou com cinco trabalhos apresentados:
- Água de poços: investigação físico-química e microbiológica e proposta de tratamento;
- Brain Battle: perguntas e respostas em um projeto de extensão;
- Informática na escola;
- Química em cores;
- Informática na melhor idade.

Valorização do protagonismo estudantil
A participação da delegação do Campus Nova Cruz na Secitex 2025 reforça o compromisso do IFRN com a formação integral dos estudantes e com a disseminação do conhecimento científico e tecnológico. O envolvimento dos discentes em projetos de ensino, pesquisa e extensão demonstra o impacto positivo das atividades acadêmicas no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, além de fortalecer a presença do Campus Nova Cruz no cenário científico e educacional do Instituto.
Saiba mais
- Palavras-chave:
- VIII Secitex Pesquisa Ensino Secitex Extensão