CONQUISTA

ALUNOS DO CAMPUS NOVA CRUZ TERÃO CRÔNICAS PUBLICADAS EM LIVRO

Dos 5 textos submetidos, todos foram selecionados.

Publicada em 18/08/2021 Atualizada há 1 ano

Para Aristóteles, a “catarse” é um efeito de purificação que desperta descargas emocionais. Isso ocorre por meio de diferentes expressões artísticas, entre elas, a crônica. Foi com base nesse pensamento que o professor Willame Sales, de Língua Portuguesa, descreveu o processo de produção das crônicas de 5 alunos selecionadas, no último dia 30, para compor o livro sobre vivências da pandemia do novo coronavírus, que será produzido pela editora do IFRN.

Antes mesmo do lançamento do edital, o gênero crônica havia sido trabalhado em sala de aula. Com o contexto da pandemia, Willame, professor responsável pela orientação das obras, sentiu a necessidade de incentivar os estudantes a se expressarem sobre sentimentos, visões e vivências pessoais. “Eu pedi para os alunos fazerem uma reflexão sobre as experiências deles durante a pandemia. Alguma história real, deles, de familiares ou até de um vizinho”, explicou o servidor.

A ideia foi bem recebida pelos alunos, que encontraram, além de um trabalho acadêmico, um espaço para diferentes desabafos. “Mesmo se a crônica não fosse para a publicação, já me sentiria realizada, porque aquele projeto foi muito prazeroso de fazer. Parece que liberei uma voz, palavras que nem eu sabia que precisavam sair”, relatou a aluna Gisele Oliveira.

Para a surpresa de todos, pouco tempo depois, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), por meio da Editora IFRN, e a Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce/IFRN) lançaram o edital nº 12/2021. Nele, era anunciada a abertura das inscrições, via SUAP, para estudantes e servidores submeterem crônicas que deveriam ter de 2 a 5 páginas e abordar o distanciamento social e os desafios durante a pandemia da Covid-19 no âmbito do IFRN.  “Bastaram pequenas adaptações nos textos. As temáticas eram muito similares, precisamos apenas ajustá-las para o contexto da seleção. Eu fui muito exigente com cada detalhe nesse processo, pois sabia da qualidade das produções”, ressaltou Willame.

Por meio de uma pré-seleção no campus, foram escolhidas e submetidas 5 crônicas. O resultado de tanta dedicação no aperfeiçoamento do material veio e, entre as 16 obras escolhidas pela comissão julgadora, todas as enviadas pelo Campus Nova Cruz estavam presentes. “Quando a minha crônica foi pré-selecionada eu fiquei bem surpreso, mas quando ela foi escolhida pra o livro fiquei mais ainda” afirmou o estudante Artur Fonseca.

Os textos e respectivos autores selecionados foram:

- “Reflexão e reclusão”, de Anna Luiza Gomes Martins (ADM3M);

- “Um tanto quanto pessoal”, de Artur Fonseca Moura (QUI3M);

- “Metamorfose fixa e impremeditada”, de Eduarda Vanessa da Silva (INFO3V);

- “O tempero da vida: as coisas bobas”, de Gisele Carla Gomes de Oliveira (QUI3M);

- “Uma data”, de Maria Alycia Lemos de Souza (INFO3V).

Segundo a aluna Eduarda da Silva, “a sensação de ser selecionada foi inexplicável, pois, mesmo em meio a tantos problemas, a dificuldade se tornou inspiração e o esforço foi recompensado”.

De acordo com o edital, o livro deverá ficar pronto até julho de 2022, quando as obras poderão se tornar públicas e, finalmente, serem lidas.