Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Diretor

Allan Dantas é nomeado Diretor-Geral Pro tempore do Campus Nova Cruz

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente.

Publicada em 24/04/2020 Atualizada há 12 meses

O professor Allan Nilson de Sousa Dantas, Diretor Acadêmico titular do Campus Nova Cruz desde março de 2016, foi nomeado nesta quinta-feira (23) para o cargo de Diretor-Geral Pro tempore, através da Portaria n° 666/2020-RE/IFRN, assinada por Josué de Oliveira Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Mesmo com 82% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido em dezembro de 2019, ainda não é desta vez que o educador será nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. "Sofremos no último dia 20 de abril um duro golpe na autonomia de nossa instituição, por ato de nomeação de reitor Pro tempore um servidor que não foi submetido ao crivo avaliativo de nossa comunidade, desconsiderando a autonomia institucional e o poder de escolha de docentes, estudantes e técnicos-administrativos. Simultaneamente, o mundo vive uma pandemia da Covid-19 que vem transformando profundamente as relações sociais, bem como o nosso modo de vida e de trabalho. É nesse cenário que iniciaremos a nossa gestão, assumindo o compromisso de luta para restaurar a autonomia institucional, bem como recobrar o poder decisório de nossa comunidade para escolhe de seus dirigentes. Assim, convoco toda comunidade do Campus Nova Cruz do IFRN para juntos continuarmos a trilhar os caminhos para fazer do nosso Campus um centro de referência em educação profissional, científica e tecnológica, estimulando a pesquisa como produção de conhecimento voltado para a formação de profissionais da educação, especialmente, da educação profissional e tecnológica. Com isso, iremos fortalecer a educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos. Desta maneira, reitero que juntos somos mais fortes e esperamos com brevidade a posse do nosso reitor eleito", declarou o Prof. Allan Dantas.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do norte (IFRN) realizou, no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de diretores-gerais de campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição dos professores José Arnóbio de Araújo Filho, ao cargo máximo do Instituto, e Allan Nilson de Sousa Dantas, para Diretor-Geral do Campus Nova Cruz.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20). Contudo, com a alegação de impossibilidade de nomeação de José Arnóbio, o MEC nomeou Josué Moreira como Reitor Pro tempore para o comando do Instituto.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não ocupasse o cargo temporariamente, todos os diretores-gerais eleitos para os campi foram nomeados também como pro tempore e agora aguardam José Arnóbio ser nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto. 

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pelo IFRN neste momento, uma vez que segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. "Precisamos compreender que a luta continua e só será concluída quando a reitoria eleita tomar posse, como é de direito.” destacou Allan Dantas. 

Sobre Allan Dantas

Natural de Fortaleza/CE, o Prof. Allan Dantas, 35 anos de idade, é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2007), com mestrado (2009) e doutorado (2014) em Química com ênfase em Química Analítica pela mesma universidade. Ingressou em 2012 no IFRN como docente na disciplina de Química Analítica no Campus Nova Cruz, ocupando funções de coordenação dos cursos técnico em Química e do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos durante os anos de 2012 a 2015; em 2016 assumiu a Diretoria Acadêmica do Campus Nova Cruz, permanecendo até o ano de 2020, quando após processo de escolha por parte da comunidade assume neste momento a Direção Geral Pro tempore do referido Campus.