Tutoria e Aprendizagem Inclusiva
Aberta seleção para tutor de aprendizagem inclusiva no Campus Nova Cruz
Inscrições acontecem de 12 a 23 de setembro e o início das atividades está previsto para 6 de outubro
Publicada por Ana Lima em 11/09/2025 ― Atualizada em 11 de Setembro de 2025 às 11:10

O Campus Nova Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou, nesta quinta-feira (11), o Edital nº 52/2025 - DG/NC/RE/IFRN, que trata da seleção de um estudante para atuar como tutor no Programa de Tutoria de Aprendizagem Inclusiva (TAI), promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Nova Cruz. As inscrições podem ser realizadas de 12 a 23 de setembro de 2025, por meio de formulário eletrônico.
A iniciativa tem como objetivo acompanhar e apoiar estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e sociais, promovendo autonomia e inclusão no ambiente escolar. A bolsa de tutoria tem valor mensal de R$ 400,00 e vigência de quatro meses, com início das atividades previsto para 6 de outubro de 2025.
Critérios para participação
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no Campus Nova Cruz, a partir do 2º ano dos cursos técnicos integrados ou do 2º período dos cursos de graduação. Eles devem possuir índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 70 e que não podem ser beneficiários de outras bolsas remuneradas do IFRN.
O candidato deve disponibilidade mínima de 15 horas semanais durante o turno matutino, portanto a vaga é exclusiva para alunos matriculados nos turnos vespertino ou noturno.
Processo de seleção e atividades
Após a análise dos documentos, os candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevista, que acontecerá entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. O tutor selecionado atuará no acompanhamento de estudantes NEE, oferecendo suporte em atividades de disciplinas técnicas, auxiliando na resolução de dúvidas, incentivando o uso de tecnologias assistivas, elaborando materiais de apoio e promovendo a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.