CONSCIÊNCIA NEGRA

“LARGA DE PRECONCEITO”: professor e alunos do campus Nova Cruz criam podcast para evidenciar a cultura africana e desconstruir preconceitos

Podcast foi lançado no último dia 20, Dia da Consciência Negra

Publicada em 22/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Conteúdo já disponível no Spotfy

A cultura africana exerceu papel fundamental na formação da sociedade brasileira. Em razão disso, a influência das línguas, das religiões, das danças, dos costumes e da culinária africanas pode ser vista e sentida em praticamente todas as nossas manifestações culturais. Mesmo assim, essa influência é muitas vezes tratada com reservas e até mesmo com preconceito por boa parte da sociedade brasileira. Diante disso, com o objetivo de esclarecer a população sobre a influência da cultura africana na formação do Brasil além de combater o preconceito contra as religiões de origem africana foi lançado, no último dia 20 (Dia Nacional da Consciência Negra), no Spotfy, o podcast “Larga de preconceito”, que aborda a mitologia africana e o preconceito/racismo enfrentado pela comunidade negra no Brasil.

A rica mitologia africana é quase desconhecida da maioria dos brasileiros, e as religiões de origem africana frequentemente são alvo de intolerância praticada por grupos religiosos hegemônicos, especialmente os cristãos. Porém, muitas vezes, esses mesmos grupos hegemônicos aceitam, admiram e exaltam outras mitologias, como a grega e a nórdica, que não costumam ser alvo de preconceito. Para ser um contribuinte no processo de distribuição de informação pública sobre o assunto, o professor Willame Santos, de Língua Portuguesa, idealizou e orientou o projeto que foi executado por estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados em Química e Administração. O podcast “Larga de preconceito” contém 8 episódios, com duração de 5 a 10 minutos, são eles:

- “A Origem da Bondade e da Maldade (Povo Ewe)

- “A Serpente Cósmica”

- “As Diferentes Histórias Sobre a Criação do Homem de Acordo com a Cultura Africana”

- “Iemanjá: A Rainha do Mar”

- “Macua dos Dois Buracos na Terra”

- “O Ovo e a Galinha (Povo Iorubá)”

- “Okó: O Orixá da Agricultura”

- “Ubuntu: Cooperação e Respeito”

Ouça agora, gratuitamente, em:

extensao
pesquisa