Evento
15 anos transformando vidas: Campus Nova Cruz celebra aniversário em noite de homenagens
Na última quarta-feira (10), a unidade realizou a solenidade de aniversário reunindo agentes que contribuíram com a história da instituição
Publicada por Ana Lima em 11/12/2025 ― Atualizada em 11 de Dezembro de 2025 às 16:01
A solenidade de aniversário realizada na noite de 10 de dezembro de 2025, no auditório do Campus Nova Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), reuniu estudantes, servidores, aposentados, agentes sociais e representantes políticos da Região Agreste. O encontro integrou a programação comemorativa da unidade, marcada por ações de valorização da comunidade acadêmica e de celebração da trajetória institucional.
Durante o evento, foram homenageados servidores, aposentados, estudantes e parceiros institucionais do Campus. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o ex-reitor Belchior de Oliveira Rocha, o primeiro diretor-geral do Campus, Francisco Assis de Oliveira, e a secretária de Educação de Nova Cruz, Maria do Socorro Ângelo. Também participaram representantes do movimento estudantil, por meio do Grêmio Estudantil Nísia Floresta e do Centro Acadêmico Marie Curie. A abertura foi marcada por apresentação do Coral Vozes do Agreste com acompanhamento da banda Sala 108.

Simbolismo da data comemorativa
Para o diretor-geral do Campus, professor Allan Dantas, a data traz significados importantes para a comunidade. “Celebrar os 15 anos do Campus Nova Cruz do IFRN representa um marco de extrema relevância para nossa comunidade acadêmica e para toda a Região Agreste potiguar. Ao longo desses anos, acompanhei de perto a formação de centenas de estudantes que hoje ocupam espaços importantes no mundo do trabalho, na pesquisa, na gestão pública e na iniciativa privada. Essa evolução reafirma o compromisso do Campus Nova Cruz com uma educação transformadora, inclusiva e socialmente referenciada”, afirmou o dirigente. “Tenho orgulho de fazer parte dessa história e renovamos, com entusiasmo e responsabilidade, o compromisso de seguir crescendo, inovando e servindo à sociedade”, finalizou.
Para Francisco Assis de Oliveira, primeiro diretor-geral da unidade, a data é de comemoração e de muita alegria. “Foi uma honra receber esse convite, porque fiz parte de todo o processo de construção do Campus. Quando assumi a direção, a convite do professor Belchior, foi quase como uma missão. E observar hoje o grande impacto que o Campus tem, não só em Nova Cruz, mas em toda a Região Agreste, me deixa realizado”, afirmou o professor, atualmente aposentado. “Tenho certeza de que, durante todo esse processo, foram dados passos muito importantes que contribuíram para a construção, formação e transformação da vida de muitos alunos. E, com certeza, continuará transformando. Sou muito grato à instituição, porque fui criado nela como aluno e pude finalizar minha vida profissional fazendo parte dela com muita honra”, declarou.

Noite de homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados agentes da comunidade interna e externa ao Campus. Para Cauã Xavier, integrante do Grêmio Estudantil Nísia Floresta e homenageado na cerimônia, “representação” foi a palavra que definiu o sentimento da noite. “Representação de que a gente está aqui e de que realmente somos valorizados enquanto estudantes”, declarou. “São 15 anos de construção coletiva que nos permitem perceber que nossa luta vale a pena, porque, sem os estudantes, não existe educação”, afirmou o gremista.
Para Elizabete Mendes, professora homenageada com maior tempo em exercício no Campus Nova Cruz, o momento foi de alegria e realização. “Me sinto muito contente em receber essa homenagem pelos anos que pude passar aqui. Eu adoro ser professora, então saber que estou fazendo o que amo e, com isso, contribuindo com a coletividade da Região Agreste potiguar, me deixa muito realizada”, relatou a docente.

Além da entrega de homenagens, a solenidade também apresentou o novo nome do auditório, que passa a se chamar Auditório Professor Patrício de Albuquerque Vieira, em homenagem ao docente de Língua Portuguesa do Campus falecido no início de 2025. A iniciativa reconhece o legado do professor e a contribuição significativa deixada à formação estudantil e ao desenvolvimento das atividades educacionais da instituição.
Exibição do documentário institucional
Documentário institucional produzido em alusão aos 15 anos de atividades do Campus Nova Cruz do IFRN.
Durante a solenidade, foi exibido o documentário comemorativo de 15 anos da unidade. O material, produzido pela Diretoria de Comunicação do IFRN em colaboração com a Coordenação de Comunicação Institucional do Campus, retrata por meio de depoimentos as fases de consolidação da instituição no Agreste Potiguar. O filme oferece a visão de agentes presentes desde a fundação até a atualidade, apresentando, por meio do discurso de diferentes personalidades, o histórico do local e seu papel transformador no território.
Em 27 de dezembro de 2025, o Campus Nova Cruz do IFRN completa 15 anos de atuação, consolidando-se como um espaço fundamental para a promoção do Ensino, da Pesquisa, da Inovação, da Extensão e da formação cidadã no Agreste potiguar. Além das conquistas já alcançadas, Allan Dantas explica que o aniversário também simboliza um novo ciclo de expansão institucional. "Avançamos para fortalecer e ampliar nossa oferta educacional, com a implantação de novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a estruturação de cursos de pós-graduação que atenderão às demandas emergentes da região, e com iniciativas de formação docente que irão qualificar ainda mais os profissionais da educação básica e técnica. Desta maneira, podemos afirmar que o Campus Nova Cruz segue firme em sua missão de promover oportunidades, gerar conhecimento e impulsionar o desenvolvimento local", concluiu.

A data representa um marco significativo na trajetória da instituição, pois evidencia seu papel na transformação social do território, além de revelar o impacto direto do Instituto na vida dos estudantes, das famílias e da comunidade. Ao longo desses anos, o Campus tem se destacado como um ambiente de oportunidades, capaz de impulsionar as trajetórias acadêmicas e profissionais de inúmeros alunos que por ele passam e daqueles que ainda chegarão, fortalecendo seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de excelência.
Confira registros do evento