Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERDISCIPLINARIDADE

Turmas participam de competição do projeto 'Mundo Encantado da Geografia'

Iniciativa acontece nesta sexta-feira (29), com transmissão do canal do Campus no YouTube

Publicada em 29/04/2021 Atualizada há 12 meses

Projeto aposta na gamificação como metodologia para estimular a criatividade dos estudantes e o seu gosto pelo conhecimento

O Campus promove virtualmente, nesta sexta-feira (30), o "Torneio Tribruxo de Geogwarts". A atividade será transmitida pelo canal do Campus no YouTube às 19h, com a presença das turmas dos cursos técnicos integrados participantes do "Mundo Encantado da Geografia (MEG)" – projeto de ensino que aposta na gamificação como metodologia para estimular a criatividade dos estudantes e o seu gosto pelo conhecimento. A competição é a última de três atividades da etapa de encerramento do projeto iniciado há cerca de um ano, cuja característica principal é aplicar às suas ações conhecimentos de storytelling (em inglêscontar histórias). 

"No torneio, os estudantes, por meio dos representantes de turma, terão que solucionar diversos enigmas, desafios e provas, considerando os conteúdos estudados ao longo de 2020, bem como as missões e os reinos encantados da gamificação do MEG.", explica a professora Marjorie Ramos, uma das organizadoras da iniciativa. 

A Comissão julgadora vai contar com profissionais do IFRN, do Instituto Metrópole Digital da UFRN (IMD) e do TRON Ensino de Robótica Educativa, com sede em Parnaíba/PI.Cabe destacar que a turma campeã vai ganhar um prêmio surpresa, um kit de 30 brindes e a Taça Tribruxo do MEG. 

Para se inscrever, basta preencher um formulário online até o dia do evento. A inscrição é gratuita e dá direito a certificado de participação.

Inscreva-se aqui.

 

A arte de contar histórias a serviço do ensino e da interdisciplinaridade

Segundo Marjorie, o MEG busca "destruir o monstro multifacetado da ignorância". "Para atingir esse objetivo, os estudantes precisam destruir as armadilhas plantadas em sete reinos. Como forma de homenagear os nossos ancestrais, todos os reinos receberam nomes e lideranças de personalidades negras e indígenas, com grande histórico de lutas sociais", detalha. 

A responsável destaca também o envolvimento dos alunos como essencial para o sucesso do projeto. "Para que os estudantes se apropriem dessas histórias “escondidas”, eles mesmos estão realizando pesquisas e sugerindo nomes para as lideranças dos reinos", completa a professora. Nesse contexto, a primeira atividade da fase final do MEG foi realizada no dia 19 de maio – a mesa-redonda "Pretos e índios: espaço/tempo de (re)contar a história", com a participação de Suzana Mafra e Julianny Katarine, ex-professoras do Campus, e do cacique Luiz Katu, que, no jogo, é a liderança do Reino 7: "Potiguara Catu". 

Já a segunda é uma exposição, que começou na terça (27) e termina hoje (29), na qual os estudantes apresentam produtos criados para aplicação no "reino", de modo a torná-lo sustentável. Os trabalhos envolvem metodologias voltadas à promoção da sustentabilidade, da redução de lixo, do uso consciente da água e do reflorestamento, e a produção de histórias em quadrinhos e jogos, submetidas, após cada exposição, ao julgamento de uma comissão formada por professores das áreas de Artes, Geografia, Gestão e Negócios e Informática, dos campi Natal-Zona Norte, Natal-Central, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Mossoró.

Além de Marjorie, o Mundo Encantado da Geografia conta, na coordenação, com o apoio dos ex-alunos Higor Nascimento e Beatriz Azevedo; o projeto ainda tem como orientadores os professores Cesimar Xavier, Elis Costa, Vanessa Oliveira e Zildalte Macedo, por meio de uma parceria com o Projeto Mandala Interdisciplinar, do qual fazem parte os educadores.