SEMENTE

Trilhas ecológicas são novidade da Semana do Meio Ambiente

Alunos já podem se inscrever nas aulas de campo, agendadas para a próxima sexta-feira (9)

Publicada em 05/06/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Marilson visitou reserva Gamboa do Jaguaribe, com a qual fechou uma parceria para receber alunos durante a Semente

A Semana do Meio Ambiente (Semente), que começa nesta quarta-feira (7), terá várias novidades na programação em relação às edições anteriores. Uma delas é a realização de duas trilhas ecológicas, previstas para o último dia do evento: uma à Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), com sede em Extremoz, e outra à Reserva Ecológica Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal.

A sugestão de incluir os dois roteiros partiu do professor Marilson Silvino, que se colocou à disposição da comissão organizadora para estabelecer contato com os responsáveis pelos locais, visitá-los previamente e apresentar oportunidades de parceria com o IFRN.

Gamboa do Jaguaribe

O primeiro local a receber a visita do professor foi a Gamboa do Jaguaribe, às margens do Rio Jaguaribe, um dos afluentes do Rio Potengi, no dia 24 de maio. Na reserva ecológica, “os visitantes vão ver de perto manguezal, árvores nativas, aves e ter a chance de conhecer a rica história de um lugar de resistência indígena”, convidou Iran Torres, um dos responsáveis pela reserva.

Para Marilson, é fundamental oferecer aos alunos a oportunidade de participar de ações interdisciplinares. “Consideramos importante incluir a reserva na programação, por ser uma área outrora devastada pela carcinicultura, hoje reflorestada, cujos responsáveis realizam ações de preservação e conservação do meio ambiente, além de disseminação e estudos da cultura indígena”, comentou.

O educador destacou, ainda, a importância de se colocar em prática atividades desta natureza com os estudantes. “As aulas de campo são essenciais para os alunos complementarem seus conhecimentos teóricos, assim como parcerias como esta que estamos iniciando com o Projeto Gamboa do Jaguaribe, que são favoráveis ao desenvolvimento de diversas ações de pesquisa e extensão para alunos e servidores do Instituto”, complementou.

Na parceria, firmada no lugar, ficou acertada uma visita de representantes do sítio histórico ao Campus, durante a Semente, para a apresentação do projeto ambiental e uma ação conjunta de plantio de mudas nativas com a comunidade acadêmica. Além disso, foi confirmada uma aula de campo no local, aberta aos alunos, mediante inscrição, para a tarde do dia 9 de junho.

APAJ

Na última sexta (2), Marilson visitou a Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ). Ela foi criada através do Decreto Estadual n.º 12.620 de 1995 para ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas de praias, mata atlântica e manguezal, lagoas e rios e demais recursos hídricos, dunas e espécies vegetais de Natal e Extremoz.

Desta vez, o professor levou 30 alunos do quarto ano do curso técnico em Comércio. “Trazê-los foi importante para que possamos desde já despertar neles a consciência ambiental. Possibilita-nos, também, analisar as várias modalidades comerciais do local, como a sua forma de captar recursos em harmonia com o meio ambiente”, explicou o professor.

“Fiquei muito feliz em conhecer a APAJ, pois vimos de perto um trabalho que estimula a agricultura e o artesanato, aliando isso à conservação do meio ambiente”, revelou a aluna Ingrid Nayara França.

A visita técnica está marcada para a manhã da próxima sexta-feira (9).

Como participar das trilhas?

Para se inscrever, basta ao interessado ser aluno regularmente matriculado até o último ano do ensino médio/técnico ou superior do Campus e enviar, até o dia 7 de junho (quarta-feira), às 23h59min, e-mail para marilson.silvino@ifrn.edu.br, com o título “Inscrição Trilhas Ecológicas”, informando nome completo, data de nascimento, matrícula e trilha escolhida. No total, serão disponibilizadas 40 vagas para cada destino, com preenchimento por ordem de inscrição.

No caso de estudantes com idade inferior a 18 anos, será necessário, além da inscrição no prazo estabelecido, trazer uma autorização assinada pelo responsável. O documento, disponível na Secretaria Acadêmica, deve ser entregue ao professor Marilson Silvino após a divulgação do resultado das inscrições deferidas, que será anunciado na quinta-feira (8).

Para ver a programação completa da Semente, clique aqui.

Conteúdo relacionado:

02/06/2017 - Comissão divulga programação da Semana do Meio Ambiente