Semestre letivo do Campus é retomado com Semana Pedagógica

Encontro acontece de forma virtual até a próxima sexta-feira (25)

Publicada em 23/09/2020 Atualizada há 1 ano

Semana busca integrar e preparar servidores e alunos para o semestre letivo, na forma remota

A Diretoria Acadêmica divulgou, na manhã da segunda-feira (21), a programação da Semana Pedagógica 2020.1, que acontece até sexta (25) e busca integrar e preparar os servidores para o retorno das aulas do semestre letivo, na forma remota.

Acesse a programação aqui.

O Encontro Pedagógico

Na segunda, primeiro dia de encontro, a Diretoria Acadêmica confirmou, com base na decisão do seu colegiado, a retomada do calendário acadêmico  – que será divulgado após aprovação do Conselho Escolar (com reunião prevista para o dia 28 de setembro). A programação contou também com o encerramento da Semana do Meio Ambiente (Semente), que realizou, no Canal do YouTube do Campus, duas rodas de conversas: "Incubadora IFSol e a prática profissional" e "Inteligência emocional em tempos de pandemia: use a seu favor!", com a participação de profissionais do IFRN.

De terça (22) a sexta-feira (25), os professores e técnicos-administrativos lotados em setores acadêmicos participam de uma capacitação, promovida pelo próprio Campus, em ferramentas Google para o ensino remoto, que busca prepará-los para o retorno das aulas de forma virtual. Nesse sentido, durante todo o mês de agosto, os servidores também tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre ensino híbrido e remoto por meio de um curso de capacitação online ofertado pela Instituição. Em suma, a proposta desses treinamentos é deixar os educadores mais seguros e confortáveis na adoção dessa nova modalidade de ensino. A Semana inclui ainda as reuniões de planejamento, o planejamento propriamente dito das aulas e a produção de conteúdo para o ambiente virtual de aprendizagem.

Nesta quarta-feira (23), terá início a primeira turma do Curso de Estratégias Socioemocionais para o Ensino Remoto, do setor de Psicologia. Direcionada aos estudantes, a iniciativa tem o objetivo de "ajudar os alunos a lidarem de forma mais eficiente com seus medos de interagir nesse novo modelo", explica a psicóloga Margareth Rose. Os encontros serão realizados em tempo real pelo Google Meet, plataforma de videoconferências, nos dias 28 e 30 de setembro e 5 e 7 de outubro.

Na quinta (24) e na sexta-feira (25), vai acontecer o Seminário de Integração e Ambientação ao Ensino Remoto. A atividade se propõe a acolher os alunos, contextualizar a retomada do calendário acadêmico no modelo de aulas remotas e dar explicações sobre o assunto, compartilhando informações com toda a comunidade escolar.

Seguem horários e links para acesso, no Google Meet, ao ambiente virtual:

TurnoHorárioLink
Matutinode 8h30 às 9h30 https://meet.google.com/heu-xwdn-kst
Vespertinode 13h30 às 14h30https://meet.google.com/txo-bssz-bqk
Noturnode 19h30 às 20h30https://meet.google.com/ypq-imby-oms

Para ter acesso às duas atividades, o estudante deve se conectar à sala do Meet com seu e-mail com extensão "@escolar.ifrn.edu.br".