SEMENTE

Semana do Meio Ambiente do Campus será virtual em 2020

Organizadores projetam atividades presenciais em setembro, a depender da situação da Covid-19

Publicada em 03/06/2020 Atualizada há 1 ano

Semente vai contar com ações nas redes sociais do evento e do Campus a partir deste mês

As restrições sociais impostas pela pandemia do novo coronavírus têm sido um desafio para a realização dos eventos do calendário acadêmico do IFRN. Devido à suspensão das atividades presenciais no Instituto, como medida de prevenção e enfretamento à doença, em vigor desde 17 de março, a XII Semana do Meio Ambiente do Campus (Semente), prevista inicialmente para esta semana, vai acontecer em 2020 de forma virtual.

Segundo Vaneska Santos, coordenadora desta edição, o evento deve acontecer no segundo semestre do ano. "Provavelmente vamos realizar a Semente presencialmente no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, para que os estudantes que desenvolvam ações e atividades possam ser avaliados pelos professores e receber certificados de participação", comentou. A professora ressaltou, porém, que a data é apenas uma projeção, porque "tudo é muito incerto em decorrência da Covid-19".

Formato e tema

Segundo Vaneska. o evento será desenvolvido e veiculado pelas múltiplas plataformas da Semente: Instagram, Facebook e redes sociais e página do Campus no portal do IFRN, com a temática: "Ecofuturo: 'Da janela', uma nova forma de ver o mundo". "'Janela' está relacionado aos espaços virtuais a que estamos conectados, como smartphones, computadores e TV. Também se refere às diversas percepções que temos e teremos do mundo diante de todos os acontecimentos, especialmente aqueles sobre o novo coronavírus", explicou.

Estrutura

A coordenadora esclareceu que a estrutura do evento será mantida. "Teremos oficinas, apresentações e intervenções culturais, palestras e roda de conversas em forma de live, show de talentos, apresentações de trabalhos dos estudantes e muito mais. Cabe salientar que, a partir das orientações do Comitê do COVID-19 do IFRN observaremos se será possível ou não o desenvolvimento de alguma ação presencial".

Até a data prevista para o evento presencial, a comissão organizadora tem proposto e organizado ações e atividades pontuais. Em maio, os organizadores lançaram um concurso para criação da logomarca permante da Semana e, a partir de junho, vão promover atividades voltadas ao tema do evento – o primeiro deles, no canal do Campus Natal-Zona Norte no YouTube: uma mesa-redonda ao vivo, nesta sexta-feira, 5, Dia Internacional do Meio Ambiente, sobre o tema do evento. A live terá a participação dos professores Andrey Saboia e Socorro Paulino, dos campi Ipanguaçu e Mossoró.

Para ter direito ao certificado de participação na mesa-redonda, é necessário preencher um formulário de inscrição.