VI SELINFO

Semana de Licenciatura chega ao fim com avaliação positiva de participantes

Programação da Selinfo empolgou participantes, que ocuparam espaços destinados ao evento

Publicada em 29/11/2019 Atualizada há 1 ano

Programação da VI Selinfo reuniu palestras, rodas de conversa e mesas-redondas sobre temas importantes da área

O lounge da biblioteca e a sala de audiovisual receberam, de terça-feira (26) até ontem (28), professores, estudantes e profissionais, que costumam aguardar o ano todo para participar da programação da Semana de Licenciatura em Informática, que, neste ano, previu palestras, rodas de conversa e mesas-redondas sobre temas importantes da área.

Na avaliação da comissão organizadora, a sexta edição da Selinfo foi um sucesso. "Acredito que fizemos mais uma grande Selinfo, com temas relevantes e atuais, enriquecendo a formação dos nossos licenciandos e de todos que participaram da programação. Durante o evento, tivemos discussões e debates de muita qualidade sobre questões científicas, tecnológicas, pedagógicas e sociais. Na minha visão, nós, professores e demais servidores, junto aos estudantes voluntários que participaram da organização, cumprimos a missão com êxito. avaliou o professor Francisco das Chagas Júnior, coordenador do evento.

Voluntários como peça-chave

Um bom curso não se faz somente com bons educadores: deve ter estudantes comprometidos com o aprendizado, motivados e, quando necessário, atuando em conjunto para realizar eventos como a Selinfo. "O evento promove o conhecimento, a interação entre os próprios alunos de períodos diferentes e ajuda a aproximar mais os alunos dos professores do curso. Cada palestra, mesa-redonda, roda de conversa tem um jeito um único de motivar o licenciando tanto na iniciação à docência quanto na área técnica. Isso me estimulou a participar de tudo como ouvinte e como voluntária", revelou Evelyn França.

Já Rayonara Campos, que também atuou como voluntária, considerou a edição deste ano como "bastante proveitosa, no que diz respeito aos conteúdos ministrados e à organização". Segundo ela, "correu tudo conforme o combinado: a questão dos credenciamento, o público e os palestrantes. Foi um aprendizado significante".

Nesse sentido, a Selinfo contribuiu para a formação do também voluntário Josué Oliveira. "Foi um momento ímpar. que certamente contribui para destacar a importância do educando como pessoa e como profissional, diante dos desafios e impasses com que vai se deparar. Como voluntário, me sinto lisonjeado, por ver os participantes buscando novos horizontes e trazendo questionamentos válidos. Gostei dos palestrantes, que trouxeram suas experiências (que não são poucas), seus conhecimentos teóricos e práticos e deram dicas de como nos aperfeiçoarmos na área de tecnologia", ressaltou.

Programação com temas relevantes

Hoje no Campus Parnamirim, mas por muitos anos professor do Campus Natal-Zona Norte, Givanaldo Souza, voltou à ZN para ministrar com Aysllane Cunha  da Robô Ciência), escola de robótica educacional,  a mesa-redonda "Pensamento Computacional da Educação Básica". Ele agradeceu à oportunidade e elogiou o espaço para tratar do assunto. "Sem dúvida, abordar a temática foi de vital importância para sua divulgação com futuros professores da área de Informática. É um assunto que não pode ser deixado de lado, visto que estamos numa revolução tecnológica e precisamos entender os conhecimentos em computação", disse.