Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

VI SELINFO

Semana de Licenciatura chega ao fim com avaliação positiva de participantes

Programação da Selinfo empolgou participantes, que ocuparam espaços destinados ao evento

Publicada em 29/11/2019 Atualizada há 1 ano

Programação da VI Selinfo reuniu palestras, rodas de conversa e mesas-redondas sobre temas importantes da área

O lounge da biblioteca e a sala de audiovisual receberam, de terça-feira (26) até ontem (28), professores, estudantes e profissionais, que costumam aguardar o ano todo para participar da programação da Semana de Licenciatura em Informática, que, neste ano, previu palestras, rodas de conversa e mesas-redondas sobre temas importantes da área. 

Na avaliação da comissão organizadora, a sexta edição da Selinfo foi um sucesso. "Acredito que fizemos mais uma grande Selinfo, com temas relevantes e atuais, enriquecendo a formação dos nossos licenciandos e de todos que participaram da programação. Durante o evento, tivemos discussões e debates de muita qualidade sobre questões científicas, tecnológicas, pedagógicas e sociais. Na minha visão, nós, professores e demais servidores, junto aos estudantes voluntários que participaram da organização, cumprimos a missão com êxito. avaliou o professor Francisco das Chagas Júnior, coordenador do evento.

 

Voluntários como peça-chave

Um bom curso não se faz somente com bons educadores: deve ter estudantes comprometidos com o aprendizado, motivados e, quando necessário, atuando em conjunto para realizar eventos como a Selinfo. "O evento promove o conhecimento, a interação entre os próprios alunos de períodos diferentes e ajuda a aproximar mais os alunos dos professores do curso. Cada palestra, mesa-redonda, roda de conversa tem um jeito um único de motivar o licenciando tanto na iniciação à docência quanto na área técnica. Isso me estimulou a participar de tudo como ouvinte e como voluntária", revelou Evelyn França.

Já Rayonara Campos, que também atuou como voluntária, considerou a edição deste ano como "bastante proveitosa, no que diz respeito aos conteúdos ministrados e à organização". Segundo ela, "correu tudo conforme o combinado: a questão dos credenciamento, o público e os palestrantes. Foi um aprendizado significante". 

Nesse sentido, a Selinfo contribuiu para a formação do também voluntário Josué Oliveira. "Foi um momento ímpar. que certamente contribui para destacar a importância do educando como pessoa e como profissional, diante dos desafios e impasses com que vai se deparar. Como voluntário, me sinto lisonjeado, por ver os participantes buscando novos horizontes e trazendo questionamentos válidos. Gostei dos palestrantes, que trouxeram suas experiências (que não são poucas), seus conhecimentos teóricos e práticos e deram dicas de como nos aperfeiçoarmos na área de tecnologia", ressaltou.


Programação com temas relevantes

Hoje no Campus Parnamirim, mas por muitos anos professor do Campus Natal-Zona Norte, Givanaldo Souza, voltou à ZN para ministrar com Aysllane Cunha  da Robô Ciência), escola de robótica educacional,  a mesa-redonda "Pensamento Computacional da Educação Básica". Ele agradeceu à oportunidade e elogiou o espaço para tratar do assunto. "Sem dúvida, abordar a temática foi de vital importância para sua divulgação com futuros professores da área de Informática. É um assunto que não pode ser deixado de lado, visto que estamos numa revolução tecnológica e precisamos entender os conhecimentos em computação", disse.