Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Sai resultado de seleção para bolsistas e voluntários da Agência Web Escolar

Como não houve inscrições bolsistas, selecionados ocuparão vagas de voluntários

Publicada em 02/08/2022 Atualizada há 1 ano

Criada em 2015, a agência é um ambiente de práticas guiadas na qual alunos buscam resolver problemas reais de clientes de forma inovadora

A Coordenação de Extensão divulgou, nesta terça-feira (2), o resultado final do Edital nº 3/2022-Coex/ZN, que trata da seleção para bolsistas e voluntários da Agência Web Escolar (AWE), projeto de extensão e prática profissional voltado ao desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais dos estudantes do IFRN. A oferta é de seis vagas: uma para candidatos à bolsa, de R$ 300,00 mensais, e cinco para interessados em atuar como voluntários. 

Como não houve inscrições para a vaga de bolsista, os selecionados vão ocupar as vagas de voluntários.

Acesse o resultado.

 

Participação

Para concorrer à bolsa, foi necessário ao candidato ser aluno regularmente matriculado a partir do segundo período no Curso Técnico em Informática para Internet e ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 15 horas semanais, durante cinco meses, conforme o Edital nº 12/2022, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRN). No caso do voluntariado, os selecionados vão estar submetidos ao regime de, pelo menos, oito horas por semana, pelo mesmo período. Em ambos os casos, as atividades do projeto não podem coincidir com as disciplinas nas quais o estudante está matriculado, e o aluno não deve possuir vínculo empregatício nem receber bolsa ou qualquer outro auxílio financeiro durante a execução do projeto.

Além disso, o interessado deve, preferencialmente:

  • ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior à 50,00;
  • ser caracterizado, preferencialmente, como estudante em vulnerabilidade social, conforme análise socioeconômica institucional, e, não havendo candidatos inscritos e selecionados nessa condição, dispor de outros perfis socioeconômicos; e
  • ter experiência prévia em projeto de extensão e não cursar atualmente disciplinas relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Seleção

Os candidatos foram selecionados pela coordenação do projeto, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital nº 12/2022-Proex/IFRN e por meio de análise de currículo e entrevista. O processo seletivo ocorreu em três fases:

  • Primeira fase: validação da documentação entregue e obediência dos candidatos aos critérios estabelecidos no item 5.1 e 5.2 do edital de vagas;
  • Segunda fase: análise dos currículos; e
  • Terceira fase: entrevista.


A Agência Web Escolar

O projeto, que existe desde 2015, consiste na criação de um ambiente propício à aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos durante os cursos de Informática e Informática para Internet, de forma prática. A AWE busca criar também um espaço de práticas e experiências, simulando uma agência web real, dentro do âmbito escolar capaz de proporcionar a vivência de criação de aplicações para internet de modo a atender as demandas dos seus clientes. Em outras palavras, a agência é um local de atividades práticas guiadas por habilidades a serem desenvolvidas, nas quais os alunos têm contato com clientes que trazem demandas reais e que precisam ser solucionadas por meio de trabalho em equipe, baseado em tecnologias emergentes, autogestão e pesquisa aplicada.

 

Acesse:

Resultado

Edital nº 3/2022-Coex/ZN - Seleção de bolsistas e voluntários para a Agência Web Escolar

Edital nº 12/2022-Proex/IFRN