Reitor reúne alunos e servidores para discutir sobre o Programa Future-se

Dirigente abordou também assuntos como gestão, governança e empreendedorismo

Publicada em 11/09/2019 Atualizada há 12 meses

Encontro aconteceu na manhã dessa terça-feira (10), no auditório

Ontem (10) à tarde, o reitor do IFRN Wyllys Abel Farkatt Tabosa se reuniu com servidores e alunos no auditório do Campus para expor e debater alguns pontos do Programa Future-se. Na ocasião, o dirigente abordou o teor do programa, dividindo-o em três eixos: gestão, governança e empreendedorismo; pesquisa e inovação; e internacionalização.

Na visão do reitor, a participação de organizações sociais (OS) na gestão das instituições de ensino e a falta de clareza de sobre o contrato entre as partes são algumas das suas preocupações. “A OS é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que trabalha com o fomento do estado. Teríamos, portanto, que contratar mais uma empresa, precisando estabelecer relação com uma entidade privada que não conhece a nossa Instituição”, argumentou.

Wyllys alertou ainda que “o que está em risco maior é o projeto dos Institutos Federais, que nos últimos anos vêm se consolidando como um projeto de estado e passou a sofrer um duro ataque”. Ao final do encontro, estudantes e servidores pontuaram sobre a necessidade de unir ações em busca da sustentabilidade e defesa do IFRN, destacando também as dificuldades enfrentadas com o corte orçamentário sofrido neste ano.

Nota do Conif sobre o Programa Future-se

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tornou pública a sua preocupação com o anúncio, do programa Future-se, pelo Ministério da Educação (MEC), e expôs pontos para reflexão sobre essa ação governamental.

Confira nota do Conif na íntegra aqui.

Assista ao vídeo do reitor sobre o Future-se, para o Programa Grandes Temas, da TV Universitária (TVU):